LUANA CIECELSKI
[email protected]
Os 26 dançarinos do CTG Lanceiros de Santa Cruz do Sul, possuem em 2015 um responsabilidade muito grande: eles são os únicos representantes da região na competição e por isso terão os olhos de comunidade voltados para eles. Para a equipe, no entanto, está tudo certo. Eles se prepararam durante todo o ano para esse momento.
Na última quarta-feira, 18 de novembro, eles fizeram o último ensaio e então, ganharam uma noite de folga para descansar. Na manhã desse sábado, 21 de novembro, no entanto, eles serão os primeiros a se apresentar. Entram na quadra do Ginásio Poliesportivo por volta das 8h30.

De acordo com o coordenador do grupo, Aquiles Severo, o objetivo mínimo é ficar entre os dez primeiros colocados. “Temos nos saído muito bem nos últimos anos e esperamos repetir esse feito”, comenta. Em 2014 a equipe terminou a competição em 8º lugar. No entanto, é claro que eles se esforçarão para vencer. Para isso preparam uma apresentação que falará sobre as corridas de cavalos do século 19, o Turf à Gaúcha.
O conteúdo do enredo será as disputas que ocorriam nos hipódromos da capital gaúcha no período oitocentista. Com base nas pesquisas feitas por Cleber Eduardo Karls em jornais da época que circulavam em Porto Alegre, o grupo vai procurar reviver as disputas tal qual está descrito nos periódicos contando a história de uma disputa entre um cavalo crioulo e um puro sangue.
As coreografias foram montadas por Ederson Vergara, as letras são de Juliano Santos e a composição das músicas é de Josemar Dias. Já a responsabilidade técnica das coreografias são de Daniel Theisen e Rovaldo Estevo.
Confira os refrãos das músicas:
Lá na redenção (entrada)
Amanhã eu sei tem turf tem
Lá no parque da redenção
Lá eu vou estar também
No parque da redenção
Pra gritar é campeão
Desafio (saída)
E lá se vieram,
Levantando a polvadeira
E lá se vieram do partidor
Cruzaram a linha orelha com orelha
E na chegada foi um estouro
Por um focinho de diferença (2x)
O vencedor foi o crioulo














