Início Geral Trânsito | Entidades lojistas serão parceiras como pontos de apoio do estacionamento...

Trânsito | Entidades lojistas serão parceiras como pontos de apoio do estacionamento rotativo pago

Encontro debateu ações e melhorias implantadas no sistema do estacionamento rotativo pago, Rapidinho

Encontro foi proposto pela Comissão de Saúde, Ação Social e Meio Ambiente, pelos vereadores Raul Fritsch (Republicanos), Alberto Heck (PT) e Edson Azeredo (PL), e subscrito pelo vereador Professor Cleber (União Brasil)
Foto: Jacson Miguel Stülp

A Câmara de Vereadores realizou uma reunião especial no Plenário Vereador Nilton Garibaldi na tarde desta quarta-feira, dia 26, para debater ações e melhorias implantadas no sistema do estacionamento rotativo pago, Rapidinho. O encontro foi proposto pela Comissão de Saúde, Ação Social e Meio Ambiente, pelos vereadores Raul Fritsch (Republicanos), Alberto Heck (PT) e Edson Azeredo (PL), e subscrito pelo vereador Professor Cleber (União Brasil).

Estiveram presentes Vanir Ramos de Azevedo, secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana do município; Carlos Alberto Sehn, representante do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro);  Ana Lúcia Rodrigues Machado, representante da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul (CDL); Mirna Fernanda Martin Mohr e Carlos Alberto Tomazini, representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Sana Cruz do Sul  (Sindilojas).

O vereador Raul Fritsch, um dos proponentes da reunião, destacou que a reunião foi motivada pelos contatos recebidos da comunidade. “Recebemos muitos questionamentos em relação ao funcionamento, não apenas dos usuários, mas também dos comerciantes e empresários”, observou.

O Professor Cleber destacou que o novo sistema (Sigapay) melhorou muito o funcionamento do estacionamento rotativo, pelo fato de atualmente se encontrar mais vagas, porém, é preciso que se aprimore ainda mais, em função das dificuldades com as pessoas idosas e também da comunidade do interior.

A representante da CDL Santa Cruz, Ana Lúcia Rodrigues Machado, trouxe como sugestão que o Consepro realize convênio com os lojistas, a fim de que eles possam funcionar como ponto de apoio para pagamento do Rapidinho. “Vejo que a partir do novo sistema hoje existem mais vagas, mas precisamos aprimorar a fim de intensificar o movimento no Centro”, observou.

O representante do Consepro, Carlos Alberto Sehn, destacou que a entidade já está realizando convênios com os lojistas a fim de criar mais pontos de regularização. Também salientou que o sistema de coleta de dados – que é feito via veículo com câmeras – está sendo aprimorado. “Inclusive, hoje, devido a uma série de fatores, a tolerância está sendo bem maior do que os 15 minutos. Vamos melhorar o funcionamento nos próximos dias com a acréscimo de mais uma motocicleta com câmeras, para fazer a fiscalização”, observou.

O vereador Edson Azeredo (PL) fez um apelo para que se mude a regra de estacionamento apenas por duas horas em numa vaga. “O que muda de eu tirar o carro de uma vaga e colocar ao lado, após duas horas?”, questionou. Ele salientou que nas imediações do hospital também é preciso aprimorar. O vereador Rodrigo Rabuske (Republicanos) salientou que alternativas para que o público idoso se regularizar no sistema serão muito importantes e precisam ser levadas em consideração. O vereador Gerson Vargas (PP) também esteve presente na reunião.