Início Sem categoria A beleza da exposição Ave, Flor

A beleza da exposição Ave, Flor

 

Alyne Motta

[email protected]

 

Uma exposição que traz a temática das flores. Assim é a exposição Ave, Flor, que traz reproduções fotográficas das imagens botânicas de Anelise Scherer. Unindo poesia, artes plásticas e música, a exposição pretende sensibilizar o público, provocar um novo olhar de interesse pelas flores da vasta fauna brasileira.
As imagens são reproduções fotográficas realizadas pelo fotógrafo Pierre Yves Refalo, harmonizadas em sinfonia cromática com os belos e sensíveis poemas de Cleonice Bourscheid, que constituem um ambicioso projeto que se compõe de um livro esplendidamente editado e impresso com requintes de publicação de arte.
Os desenhos de Anelise propõem ainda um alerta ao público, advertindo sobre a importância da flora e fauna nacional. Ao retratar espécies ainda vivas, o trabalho da gaúcha abre uma discussão sobre o que ainda pode ser feito para preservação destas espécies.
A artista plástica Anelise Scherer especializou-se em Gestão do Patrimônio Cultural pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Canoas, no Rio Grande do Sul. RS. Entre outros trabalhos, ilustrou e diagramou publicações da Editora Sinodal no Rio Grande do Sul.
Ela também ilustrou a capa do segundo CD “Cante e Dance com a Gente” e diversos materiais para o Centro de Artes e Educação Física (Caef) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Mais tarde, junto com mais sete ilustradores, fundaram o Centro de Ilustração Botânica do Paraná (Cibp).
Atualmente Anelise realiza trabalhos de ilustração científica para mestrandos e doutorandos de Botânica da Ufrgs e ministra cursos de Ilustração Botânica e Desenho em seu atelier na cidade de São Leopoldo. Ave, Flor é trazida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Cruz do Sul.
A exposição permanece no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz (Ernesto Alves, 817) de segunda-feira, 3 de outubro, até o dia 30. O horário de visitação de segunda a sexta-feira é das 7h45 às 11h45 e das 13h30 às 17h30 e aos sábados das 10h às 15h. Informações pelo fone (51) 3056 2824.

 

Divulgação

 

  Telas são reproduções fotográficas das imagens botânicas