Início Geral Abastecimento de água: Lago Dourado está com 38% da capacidade

Abastecimento de água: Lago Dourado está com 38% da capacidade

Foto: Riovale Jornal

A falta de chuvas já traz preocupações sobre o abastecimento de água na área urbana de Santa Cruz do Sul. Segundo o superintendente regional da Corsan, José Epstein, o Lago Dourado está com 38% da sua capacidade hídrica. Ele salientou que devido a estiagem e as altas temperaturas, o nível do lago está baixando três centímetros por dia. Por estar com o nível baixo e a água não estar correndo no leito, o rio Pardinho não está com vazão suficiente para abastecer o lago na barragem.

Epstein salientou que devido a este cenário, o Lago Dourado tem capacidade para manter o abastecimento de água por mais 35 dias no município. O superintendente confirmou que a Corsan está construindo poços artesianos nos bairros Aliança, Santo Antônio e Varzea do rio Pardinho, além de outros dois poços nas imediações do Lago Dourado que serão perfurados na próxima semana, da montagem emergencial de uma estação de bombeamento em uma parte do rio Pardinho para auxiliar na captação de água e na redução dos níveis dos reservatórios para manter o abastecimento. “Estamos realizando ações paliativas para minimizar o problema, mas necessitamos que volte a chover, principalmente nas nascentes do Rio Pardinho para que o rio volte a ter vazão e auxilie no abastecimento do lago”, disse Epstein.

Sobre a possibilidade de racionamento de água em Santa Cruz do Sul, o superintendente frisou que a possibilidade existe, mas que se for necessário, será a última medida a ser adotada pela companhia. “A próxima semana será importante para avaliarmos. Estamos tentando evitar, mas se for necessário, o racionamento será a última medida que pretendemos adotar”, frisou.

Sobre os vazamentos de água que frequentemente tem ocorrido em Santa Cruz do Sul, Epstein frisou que os problemas são normais em razão da tubulação ser antiga e das oscilações nas mudanças de temperatura. Ele confirmou que os problemas registrados com maior gravidade na última semana já foram solucionados e que as equipes seguem trabalhando na manutenção do abastecimento do município.