
Matheus Haetinger
[email protected]
O trabalho em conjunto das agentes comunitárias de saúde, da Vigilância Sanitária e da população engajada na ideia de não deixar água parada, têm contribuído para o status de município sem focos do mosquito Aedes Aegypti. No último Levantamento de Índice Amostral (LIA), realizada entre os dias 13 e 15 de agosto não foram encontradas larvas do mosquito aedes causador de diversas doenças, entre elas, a dengue.
Assim como nas outras duas etapas, foram visitados imóveis da área urbana do município. Ao todo foram realizadas 157 visitas, tendo sido encontradas em 14 frascos, 73 larvas e quatro pupas de mosquitos não nocivos à saúde humana. As amostras coletadas foram examinadas e avaliadas pela 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).
Mesmo que o município de Novo Cabrais, diferentemente de outros da região, não tenha casos suspeitos de dengue, nem foco do mosquito, o responsável pela vigilância ambiental do município, Josimar Balardin, ressalta a importância da população continuar atenta e não deixar água parada. “É importante que as pessoas continuem fazendo a sua parte vistoriando seus pátios para não deixar o mosquito se desenvolver”, destaca.
Todo mundo pode ajudar a manter o município sem infestação do Aedes Aegypti. Ações simples podem ser feitas por todos, como não deixar nenhum recipiente com água parada; manter as tampas de caixa d’ água fechadas; acondicionar pneus em lugares cobertos, de preferência secos e empilhados cobertos com lona; trocar água dos animais com frequência, além de escová-lo inteiro uma vez por semana, entre outras ações simples, mas muito importantes para evitar que o mosquito se desenvolva.














