Início Geral Afro Essência acontece a partir de sábado

Afro Essência acontece a partir de sábado

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Santa Cruz do Sul é conhecida por ter sido colonizada por alemães e ter, por isso, uma agenda cultural que trabalha o resgate e a manutenção das atividades e dos conhecimentos trazidos para a região por esses colonizadores. Porém, nem só com mãos alemãs foi construída a cidade, o estado e o país. A cultura negra também sempre esteve presente em todos os locais e faz parte do que é o Brasil hoje, culturalmente falando. A miscigenação que é tão característica no país, tem origem, em boa parte, na cultura afrodescendente. 

E é com o objetivo de resgatar essa cultura, dar mais visibilidade a ela e também aos artistas que dão vida a essa tradição, que a Sociedade Cultural e Beneficente União está organizando uma série de atividades para o ano de 2017, em Santa Cruz do Sul, o projeto Afro Essência – ‘A cultura negra em todos os lugares’. O primeiro evento ocorre já no próximo sábado, dia 21 de janeiro, na própria sede da Sociedade Cultural e Beneficente União. 

De acordo com a organizadora do evento, Cíntia Luz, a vontade de realizar esses eventos era antiga e se tornou mais possível desde que o União passou a ser considerado pelo Governo do Estado como um Ponto de Cultura -Ponto de Cultura Águia Agito – e dessa forma, passou a ser financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura – Pró-Cultura RS FAC. Desde então é que estão sendo pensadas as atividades – um evento, inclusive, já havia sido realizado em novembro. 

Ministrante da oficina Dança Negra - do afro ao funk - Manoel Luthiery

Ainda de acordo com Cíntia, as atividades que acontecem no próximo sábado, fazem parte de uma programação maior, que está sendo pensada para acontecer até meados de abril de 2017. “Vamos começar com atividades mais voltadas para a dança e música, que devem acontecer entre janeiro e fevereiro, mas depois, em março e abril, estamos organizando apresentações teatrais, shows, carnaval retrô, seminário de literatura afro, seminários de cultura popular, oficinas de fotografia, além de atividades voltadas para as escolas da cidade”, conta. 

E a abertura de tudo isso acontece nesse sábado. “Faremos um Blitz Cultural”, explica Cíntia. Das 16h às 20 horas, serão realizadas oficinas de aero samba, funk, teatro, além de apresentações artísticas. Cíntia ressalta que os artistas, em sua maioria são da cidade e da região, porque o objetivo é dar visibilidade aos artistas daqui, mas aponta também que o evento contará com a participação artistas de Santa Maria e da Bahia, que virão para ministrar as oficinas. 

A entrada para assistir às apresentações será gratuita, assim como as inscrições nas atividades. As vagas para participar, porém, são limitadas. Elas poderão ser feitas na própria sede do Uniãozinho, localizado na rua Júlio de Castilhos, 1585, durante essa semana, ou na tarde de sábado, a partir das 14 horas. Podem participar das atividades pessoas de todas as idades. 

O projeto assim como o nome já diz, é uma proposta de mostrar a essência africana através das diferentes manifestações artísticas. “O carnaval e a capoeira são divulgados, mas a cultura negra vai além disso. É mais do que isso. E nós que viemos sentindo uma necessidade de expor e divulgar essa cultura. De dar mais espaço para a comunidade negra se expressar artisticamente”. Além disso, outro objetivo do grupo é o de disseminar o gosto e o hábito pela arte em comunidades carentes. 

É possível acompanhar a programação do projeto com detalhes através da fanpage do evento no Facebook, pelo endereço eletrônico www.facebook.com/afroessenciascs.