Início Geral Agerst estuda reajuste tarifário da Corsan

Agerst estuda reajuste tarifário da Corsan

Processo visa assegurar o equilíbrio econômico-financeiro da companhia

José Carlos Ferreira
[email protected]

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Santa Cruz do Sul (Agerst) realizará ações públicas para tratar do Índice de Reajuste Tarifário (IRT) Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) 2022. A consulta pública começará no dia 3 de maio e audiência pública será no dia 17 do mesmo mês, das 10 às 12 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores (Rua Fernando Abott, 940, Centro).


As agências que regulam os serviços de saneamento na área de atendimento da Corsan homologam anualmente os respectivos reajustes tarifários que passarão a incidir sobre as faturas emitidas a partir de uma data a ser estabelecida (normalmente 1º de julho). Os índices são calculados com base em uma cesta de indicadores para o setor e visam assegurar o equilíbrio econômico-financeiro da autarquia estadual, necessário para a manutenção dos sistemas de água e esgoto.


Os documentos relacionados à consulta e o regulamento da audiência da Agerst estarão disponíveis no site www.santacruz.rs.gov.br/municipio/agencia-reguladora. As sugestões dos usuários dos serviços da Corsan poderão ser entregues por escrito no Protocolo da agência (Rua Emílio Rabenschlag, 188, Centro) de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, ou ainda para o e-mail [email protected], a partir da próxima terça, 3.
As manifestações orais na audiência pública no dia 17 dependerão de prévia inscrição até o início dos trabalhos no local (Plenário da Câmara) e serão limitadas ao tempo de 3 minutos. A atividade terá duração de duas horas. As contribuições (por escrito e orais) oferecidas nesse processo serão analisadas pela área técnica da Agerst e o resultado será publicado no site da agência. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 2107-4166.