Início Geral Agricultura familiar e artesanato são destaques na Oktoberfest

Agricultura familiar e artesanato são destaques na Oktoberfest

Ana Souza
[email protected]

No domingo, dia 21, encerra a 28ª Oktoberfest e Feirasul. Grandes destaques fizeram parte da maior festa germânica do Estado e um deles ficou por conta do espaço que abrigou os produtos advindos do interior da região e do Estado, expostos junto aos pavilhões que ficam ao lado do Ginásio Poliesportivo.
Com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Santa Cruz do Sul, 15 agroindústrias trouxeram os produtos coloniais locais para o evento, além de apresentarem o trabalho de diversificação. Durante a Festa da Alegria, também estão sendo comercializados ovelhas, cabritos e peixes. Flores, aves, cães e coelhos igualmente estão sendo apreciados. Além destes, também estão expostos produtos de artesanato.

PARTICIPAÇÃO

Claus Stumm, produtor de Santa Cruz do Sul e Inácio dos Santos, de Venâncio Aires trouxeram para a feira a criação de galinhas, coelhos, calopsitas, periquitos e mandarins. “Há 10 anos, intercalados, participamos da Oktoberfest e Feirasul. É uma boa oportunidade para mostrar nossas criações e manter contatos para vendas. As restrições da Vigilância Sanitária diminuem um pouco a participação, mas se tornam necessárias as fiscalizações para evitar a gripe aviária. Tivemos um grande movimento no Dia da Maturidade Ativa, Dia do Agricultor e Dia das Crianças.”
Na área do artesanato, a Basteleihaus (Casa de trabalhos manuais) está trazendo para a Oktoberfest os belos trabalhos em palha, esponja vegetal, madeira, filtro de café, bordados, crochê, tricô, macramê, arranjos florais e outros. Pertencente à Rota Germânica do Rio Pardinho, é o terceiro ano que marca presença na exposição. “As vendas estão menores que em 2011, mas o fluxo de visitantes está muito bom. É uma porta de divulgação de nossos trabalhos e da Rota Germânica do Rio Pardinho. É muito importante pois as pessoas apreciam os trabalhos e depois visitam a Basteleihaus”, enfatiza Marisia Helena Wathier.

Fotos: Ana Souza

Visitantes apreciando os produtos da Agroindústria  Familiar e Feira Agropecuária

Claus Stumm: “Uma boa oportunidade para mostrar nossas criações”

Marisia: “É uma porta de divulgação dos trabalhos de artesanato”

As soberanas: rainha Thaiña D’Ávila e as princesas Rosimere Voos e Joana Frantz em visita aos espaços da feira