Início Geral Ajude a salvar vidas

Ajude a salvar vidas

A saída será dia 25 de setembro, às 5h30, em frente à Aapecan

Sara Rohde 
[email protected]

Muitas pessoas desconhecem a importância da doação de medula óssea para o tratamento de pacientes com doenças que comprometem a produção de células sanguíneas. O transplante pode salvar vidas e prevenir essas doenças, mas há um grande desafio para os pacientes em encontrar doadores compatíveis. A medula óssea, tecido encontrado dentro dos ossos, contém células tronco hematopoéticas produtoras dos componentes do sangue que são parte do sistema de defesa do nosso organismo. Com a falta desses componentes a chance do câncer se desenvolver é grande.

Há mais de uma forma de realizar o procedimento, através do transplante autogênico o qual permite que a medula venha do próprio paciente, e através do transplante alogênico quando vem de um doador. O mais indicado é a medula dos irmãos, depois dos pais, ou outro familiar, e caso nenhuma esteja em conformidade, são procurados outros doadores, e aí que vem o problema. Nem todos os doadores são compatíveis com o paciente que naquele momento esteja precisando, por isso a importância em se cadastrar junto ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). É a partir do encontro de dados cadastrados no sistema, que o paciente que está na fila tem a chance de ser compatível com algum doador. Esses dados ficam disponíveis para compatibilidade até o doador completar 60 anos.

Com o objetivo de convocar pessoas para cadastro no Redome a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Santa Cruz do Sul mais uma vez lança a campanha ‘Você já pensou em ser um Super-Herói?’. E no dia 25 deste mês a entidade levará voluntários até o hemocentro em Porto Alegre para realizar coletas e ver se algum doador é compatível. E para participar, a Viação União Santa Cruz disponibilizará um ônibus grátis para o transporte. Para ser um doador de medula óssea basta ter entre 18 e 55 anos, estar saudável e não ter doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como HIV e hepatite, não apresentar histórico de câncer, lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide. É necessário também que o doador preencha um cadastro, colete uma amostra de sangue (de 5 a 10 ml) para testes de compatibilidade HLA. No dia também poderá ser feita a doação de sangue. Os interessados devem procurar a Aapecan, na Rua Dorval Martins, 249, bairro Ana Nery, até o dia 19 de setembro e preencher um formulário com nome, número do RG e contato telefônico. Já no dia 25, data da saída ao hemocentro, é obrigatório portar (RG ou CNH) tanto para a viagem quanto para o cadastro no local. A Aapecan de Porto Alegre estará disponibilizando almoço.

Para outras informações entrar em contato com a entidade pelo fone (51) 3056-9500 e caso já tenha sido feita a doação, o cadastro deve ser atualizado através do site: www.inca.gov.br/doador

Informações
O que:
‘Você já pensou em ser um Super-Herói?’ 
Quando: 25 de setembro de 2019 
Como: ônibus da Viação União estará disponível gratuitamente 
Horas: saída às 5h30 da manhã em frente à Aapecan