Início Especiais Alavanca para o futuro profissional

Alavanca para o futuro profissional

“Me formei no curso de Direito, pela Universidade de Santa Cruz do Sul em setembro de 2005. No dia 1º de janeiro de 2013 assumi a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santa Cruz do Sul. Para mim, ver a Unisc completando 20 anos e saber que fiz parte dessa trajetória, é motivo de grande alegria e orgulho. Tenho um carinho inestimável pela Universidade de Santa Cruz do Sul, pois lá ganhei grandes amigos e encontrei a motivação para exercer a advocacia.”

Divulgação/RJ

Ezequiel Vetoretti, presidente da OAB – Santa Cruz do Sul

_____________________

“Minha trajetória acadêmica na Unisc é marcada por diversos períodos. De 2001 a 2005, concluí a graduação em Administração – Marketing; de 2001 a 2008, graduação em Administração – Comércio Exterior; de 2001 a 2009, graduação em Administração – Geral e de 2011 até este ano, 2013, estou cursando o Mestrando em Administração – Gestão Estratégica de Marketing.
Uma das coisas mais importantes que possuímos em nossa vida é a nossa família. Por isso, nunca precisei sacrificar minha vida pessoal para estudar. Sempre consegui conciliar os estudos com a vida profissional. Todos os trabalhos e projetos, sempre foram realizados voltados para o meu trabalho e assim, consegui contribuir grandemente com minha vida profissional conforme eu ia aprendendo. E todos os negócios onde apliquei meu conhecimento, mudaram para melhor. O conhecimento que obtive aliando os trabalhos com o meu trabalho, contribuíram para que tudo sempre desse certo. A Unisc foi a grande contribuidora para minha vida profissional.
Em 2011 passei a ser membro do Programa Setorial da Petroquímica, Plástico e Borracha do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, coordenada pela AGDI – Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento e conselheiro da Escola da Educação Profissional – SENAI Carlos Tannhauser de Santa Cruz do Sul – RS.
No ano de 2010, até atualmente, sou membro do Comitê Externo – Lei de Incentivos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia de Santa Cruz do Sul – RS; diretor de Micro e Pequenas Empresas da ACI – Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul – RS e diretor de Tecnologia da ACI – Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul – RS. Em 2009, sócio-diretor da Bosq Casa e Jardim, com sede em Santa Cruz do Sul – RS; 2008, presidente da Metalvales – Associação Metalmecânica dos Vales, com sede em Venâncio Aires – RS e diretor de Marketing da Asiusi – Associação das Indústrias de Usinagem, com sede em Caxias do Sul – RS. Em 2003, Consultor Administrativo da empresa Tecnilange Usinagem Industrial Ltda. em Santa Cruz do Sul – RS.
Recebi, em 2010, o destaque Jovem Empresário promovido pelo Rotary Club Santa Cruz do Sul – RS. Em 2009 a Tecnilange foi eleita a melhor empresa do RS das mais de 12 mil avaliadas e a 3ª melhor indústria do Brasil das mais de 58 mil empresas avaliadas no Prêmio MPE Brasil, o Oscar da indústria brasileira, recebendo pessoalmente o reconhecimento de Jorge Gerdau Johannpeter em Brasília no Hotel Royal Tulip.
Em 2005 fui capa da Revista Top Of Business, sendo o empresário eleito mais jovem de sucesso para ser capa da revista, que teve distribuição internacional e lançamento no hotel Hilton em São Paulo. Em 2004, recebi o prêmio Empresário do Ano no Palácio do Governo do Estado de São Paulo, o Palácio dos Bandeirantes, recebendo votação via pesquisa de opinião pública.
É muito importante uma região como o Vale do Rio Pardo, possuir uma entidade como a Unisc que possui ótimos cursos. Os Cursos Técnicos, por exemplo, que a Unisc oferece, ajudam as pessoas a se qualificarem para o mercado de trabalho de maneira mais rápida e com excelente qualidade.”

Divulgação/RJ

Lucas Germano Lange, presidente da Metalvales e diretor de Micro e Pequenas Empresas da ACI

______________________

“20 anos da Unisc e a minha história…
É um grande prazer poder relembrar a minha história, juntamente com a história da Unisc, especialmente por se tratar de uma brilhante trajetória desta importantíssima instituição de ensino.
Ingressei no Curso de Letras na Fisc, em 1989, e me formei em 1993, sendo a primeira turma a formar-se pela Unisc. Acompanhei, como estudante, todo o processo de criação da Universidade. Lembro-me dos professores comentando sobre o processo e as expectativas da comunidade acadêmica com essa transformação. Foram realizadas visitas técnicas para credenciar a Faculdade a transformar-se em Universidade. A formatura foi muito especial, na Câmara de Vereadores, juntamente com outro curso, sendo a primeira turma de formados pela Unisc.
Nesse período, já lecionava no ensino privado, no Colégio Sagrado Coração de Jesus, onde permaneci até o fechamento deste educandário. Nesse período também, fiz meu primeiro concurso público para professora da rede estadual de ensino. Assumi a nomeação na EEEM Willy Carlos Frohlich, o Polivalente, onde permaneci por 15 anos, atuando como professora, vice-diretora e diretora. Militei em diferentes entidades: Grupo Mulher e Cidadania, Conselho Escolar, Associação de Professores do Sagrado Coração de Jesus, Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, ONG Ecos da Natureza, ONG Desafios, entre outros.
Tive uma importante experiência na luta sindical, primeiramente como Delegada Regional do Sinpro/RS e, posteriormente, como Diretora do 18º Núcleo do Cpers.
Foi na Unisc também que realizei minha Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.
Iniciei minha trajetória política em 2004, quando concorri, pela primeira vez à vereadora pelo PT, ficando 2ª suplente. Em 2008, concorri novamente, ficando 2ª suplente e sendo a mulher mais votada de Santa Cruz do Sul naquela eleição para vereadora. Assumi, interinamente, a presidência do PT no município. Em 2009, recebi o convite para assumir a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que acredito ter sido, de todas as minhas experiências, a mais desafiadora e a que me proporcionou grandes aprendizagens. Em 2012, concorri pela 3ª vez ao cargo de vereadora, tendo sido eleita a primeira mulher vereadora do PT, em Santa Cruz do Sul. Hoje, atuo como vereadora e a experiência parlamentar também tem me ensinado muito, especialmente por me conduzir por áreas diferentes da educação, onde sempre atuei. Poder representar a comunidade, externando suas necessidades e anseios e acompanhar o trabalho do Executivo é também uma grata experiência.
A sociedade santa-cruzense só tem a comemorar pelos 20 anos da Unisc, especialmente pelo desenvolvimento que trouxe para Santa Cruz e região. Ser responsável pela formação acadêmica de tantos estudantes que hoje são profissionais em diversas áreas do conhecimento e pelo desenvolvimento regional é motivo de muito orgulho para uma instituição forte, com muita credibilidade e reconhecida nacionalmente. Grande abraço!”

Divulgação/RJ

Rejane Frantz Henn, vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT)