Início Geral Alegria da Oktoberfest invade as ruas de Santa Cruz

Alegria da Oktoberfest invade as ruas de Santa Cruz

A história da construção de Santa Cruz do Sul e da força do trabalho dos imigrantes foi evidenciada nas ruas centrais da cidade, na manhã de domingo, 14, durante o primeiro desfile temático da 28ª Oktoberfest e Feirasul, que iniciaram dia 10 de outubro e seguem até o dia 21. A expressão da produção agrícola, a beleza do município e o potencial econômico da terra da Festa da Alegria foram retratados em 11 carros alegóricos que fascinaram cerca de 30 mil. A diretora de Cultura e Folclore da Oktoberfest, Maria Luiza Rauber Schuster, comemora o êxito da parada, que foi a maior registrada nas edições da festa. “Alcançamos nosso objetivo. O público superou nossas expectativas e o desfile foi um sucesso”, avalia.
Para abrir o desfile, a primeira alegoria trouxe a réplica de gigantescas toras de madeira. O carro, em representação à construção das primeiras moradas, evidenciou a força dos imigrantes que, reunidos em mutirões, tiveram que inicialmente desmatar, cortar a madeira de maneira improvisada para então levantar as paredes das primeiras choupanas. Na sequência, o segundo carro trouxe a rainha Thainã D’Ávila e suas princesas Joana Aline Frantz e Rosimere Beatriz Voos, para retratar a beleza e a prosperidade da cidade.
O reflexo da organização do trabalho e da produção foi destacado em alegorias que encantaram o público. A alegria dos 1,8 mil figurantes, distribuídos entre os carros alegóricos, contagiou a multidão que lotou as calçadas desde a Rua Marechal Floriano até a Galvão Costa. O carro Bierwagen Junior, tradicionalmente presente nas ruas de Santa Cruz em saídas nos sábados da festa, trouxe uma corbélia de flores que são mensageiras de amor, alegria e carinho. Outros destaques foram a bicicleta coletiva Zig Zag Zug e as duas bandas vindas diretamente da Alemanha – Trachtenkapelle Friesenhofen e Allgaier Schlanzlmusi.
A importância das cooperativas de crédito, a indústria e os laços comunitários selados através das quermesses foram, ainda, homenageados em alegorias que deslumbraram o público. A presença dos bonecos Fritz, Frida, Max e Milli contagiou crianças e adultos e trouxe ainda mais alegria ao evento. Grupos de danças, bandinhas típicas e funcionários das empresas patrocinadoras figuraram durante duas horas de desfile, que teve o apoio da Caixa Econômica Federal (CEF), Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Universal Leaf, Souza Cruz, Metalúrgica Mor, Sicredi e Xalingo para confecção dos carros.

DESFILES

Todos os desfiles serão norteados pelo tema da 28ª Oktoberfest e Feirasul “Trabalho, Cooperação e Fé”. Os carros alegóricos, cuja construção começou há cerca de três meses, têm assinatura do designer Fernando Garibaldi. O grande destaque deste ano é o Desfile Noturno, que acontece dia 17, às 20 horas, com carros alegóricos iluminados. Conforme a diretora Maria Luiza, serão aceitos grupos organizados, representando empresas e entidades da comunidade, sem a exigência de traje típico. A terceira e parada temática acontece no próximo domingo, 21, a partir das 10h30, pelas ruas centrais da cidade.

Fotos: Rolf Steinhaus

Na quarta-feira, a partir das 20h, acontece o Desfile Noturno

Desfile destacou a organização do trabalho e a produção em diversas alegorias que encantaram o público

A beleza dos carros alegóricos chamou a atenção

As delícias da colônia foram evidenciadas em um dos carros alegóricos

Os grupos de danças alemãs mostraram muita criatividade e empolgação