Início Geral Alto Paredão vai receber reforço policial

Alto Paredão vai receber reforço policial

Comerciantes e diretores de entidades representativas de Paredão estiveram presentes

Grasiel Grasel
[email protected]

Os últimos meses têm sido de preocupação na localidade de Alto Paredão, 12º Distrito de Santa Cruz do Sul. Moradores vêm reclamando de pequenos furtos e casos de abigeatos, o que levou lideranças da comunidade a realizarem uma reunião na tarde desta quinta, dia 22, com o Tenente-Coronel Paulo Fernando Soares do Nascimento, chefe do Estado Maior da Brigada Militar.
Um dos problemas que vinham afetando a frequência da presença da Brigada na região era justamente a falta de registro do boletim de ocorrência (B.O.), que serve como estatística fundamental na avaliação do quão necessária é uma ronda mais ostensiva. “Se as pessoas não registram, não tem como mensurar o quão danosa é a situação na realidade, a referência sempre vai ser o registro policial, então, toda e qualquer ocorrência na localidade deve ser registrada”, diz Nascimento, que explica que é em cima destes dados que a corporação qualifica o serviço policial.
Durante a reunião, Nascimento destacou mais de uma vez a importância da presença dos representantes, pois assim a polícia toma conhecimento do que acontece e pode trabalhar para melhorar o policiamento. Para melhorar a comunicação entre a Brigada e os moradores, o tenente-coronel recomendou que não apenas os registros de B.O. sejam feitos, mas também que a comunidade se organize de forma que tenham uma comunicação entre seus membros para identificar movimentações suspeitas para que estas sejam utilizadas na inteligência da corporação.
Reclamação corriqueira dos moradores de Paredão têm sido também a drogadição de menores que, segundo os representantes presentes na reunião, também são usados para cometer estes pequenos delitos, pois caso sejam capturados, não poderão ser presos. Para resolver esta questão, será encaminhada uma recomendação às escolas da região para que realizem eventos e palestras em parceria com a Brigada pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
Como já noticiado pelo Riovale, com a formatura de novos militares que agora fazem parte do quadro da Brigada, 10 novos policiais foram disponibilizados para o Vale do Rio Pardo e, portanto, de acordo com Nascimento, nas próximas semanas será possível realizar uma avaliação que identifique o quão frequente será a presença de patrulhas caracterizadas e à paisana na região, coibindo a ação e até mesmo o simples trânsito de criminosos.
De acordo com os representantes locais, atualmente o distrito de Alto Paredão possui cerca de três mil habitantes e fica há mais de 50km de Santa Cruz. Segundo eles, a distância é um dos motivos que desestimula os moradores a se deslocarem para o registro de ocorrência, obrigando-os a comunicar o pelotão da cidade vizinha mais próxima, Boqueirão do Leão, quando os furtos, abigeatos e outros delitos acontecem.