Everson Boeck
[email protected]
A Escola Estadual Santa Cruz entrou de cabeça no embalo da Festa da Alegria e, na manhã de ontem, 7 de outubro, realizou pela primeira vez a tradicional dança germânica polonaise. A dança foi apresentada na quadra de esportes do educandário para centenas de alunos e convidados. O evento também, contou com a presença dos bonecos Fritz e Frida, soberanas e integrantes da comissão executiva. No domingo, 6, a banda da escola abriu o desfile temático da 29ª Oktoberfest.
A orientadora educacional da Escola Santa Cruz, Rose Mazuco Jaroszewski, explica que a instituição está desenvolvendo diversas atividades alusivas à data comemorativa. “Assim como nós trabalhamos durante o mês de setembro os festejos farroupilhas, agora estamos desenvolvendo atividades sobre a Oktoberfest e a cultura germânica. Todos os alunos precisam conhecer esta cultura porque é onde estamos inseridos. Nossa festa é maior do Rio Grande Sul, a 2ª do Brasil e a 3ª do mundo”, ressalta.
Conforme a orientadora, a dança da polonaise vinha sendo ensaiada desde a semana passada. “A apresentação envolve cerca de 600 alunos desde o 1° ano do Ensino Fundamental até o 3° do Ensino Médio”, destaca. Além disso, o cardápio da merenda escolar é alusivo à data. “Hoje está sendo servido cuca aos estudantes”, observa.
Conforme a diretora da escola, Lecir Tomazi, o tema também está sendo trabalhado em sala de aula. “Os professores estão trabalhando o conteúdo de diversas formas. Queremos que os alunos compreendam que Oktoberfest não é só festa. É o momento de entendermos e aprendermos sobre a cultura que fez de Santa Cruz o que ela é hoje”, sublinha.
Fotos: Rolf Steinhaus
Atividade realizada na manhã desta segunda-feira envolveu cerca de 600 alunos
A DANÇA
A polonesa (do francês polonaise, em polonês: polonez, chodzony; em italiano: polacca) é uma dança em 3/4, relativamente lenta, originada na Polônia. A notação alla polacca numa partitura, indica que a peça deve ser tocada com o rítmo e a característica de uma polonesa (por exemplo, o Rondó do Concerto Tríplice Op. 56 de Beethoven tem essa orientação).
Antes de Frédéric Chopin, a polonesa tinha um ritmo bastante próximo da polska dança sueca, escrita em semicolcheias e as duas danças têm uma origem comum, já que o trono real da Polônia durante muitos anos foi ocupado pelo rei sueco Sigsmund III Waza. Com Chopin, e a partir dele, a polonesa adquiriu um estilo bastante pomposo e foi com esta roupagem que se tornou muito popular na música clássica de vários países.

Criançada se animou com a vista do simpático casal, Fritz e Frida

Soberanas estavam concorridas pelos estudantes

Professores também aderiram aos trajes típicos da festividade na escola














