Início Educação Alunos retornam com entusiasmo e alegria às aulas em Santa Cruz

Alunos retornam com entusiasmo e alegria às aulas em Santa Cruz

Depois de duas tentativas frustradas, na segunda-feira, escolas reabriram e passaram a atender de forma presencial

Luciana Mandler
[email protected]

Estudantes dos 1º, 2º e 3º anos da escola Gaspar Bartholomay voltaram às aulas na segunda. – Foto: Rolf Steinhaus

Desde fevereiro, quando foi feito o primeiro anúncio de retorno às aulas, os professores, pais e alunos sofrem com o impasse referente à abertura das escolas. Há cerca de uma semana, novamente as crianças da Educação Infantil e dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental não puderam voltar para as atividades devido ao impedimento do Judiciário. Depois de duas tentativas frustradas, nessa segunda-feira, 3, os educandários reabriram as portas para alegria da comunidade escolar.

Na rede estadual, de acordo com o calendário divulgado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), retornam às atividades presenciais, inicialmente, os educandários de Educação Infantil e os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. As aulas ocorrem no modelo híbrido, com atividades presenciais e remotas por meio da plataforma Google Sala de Aula.

Em Santa Cruz do Sul, na Escola Estadual de 1º Grau Gaspar Bartholomay, no Centro da cidade, a volta às aulas foi tranquila para crianças dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. “As crianças estão bem doutrinadas, respeitando os espaços e o distanciamento”, conta a diretora do estabelecimento de ensino, Ana Maria Belinaso Hilgert. Ela salienta que cerca de 95% dos alunos dos anos iniciais mencionados acima retornaram.

Ainda, conforme a diretora, o educandário está seguindo todas as medidas sanitárias de segurança, com verificação da temperatura e disponibilização de álcool em gel. Ana Maria esclarece também que as turmas foram divididas em dois grupos: A e B. Nesta semana, o grupo A participa da aula presencial enquanto o grupo B tem aula pela plataforma. Na semana seguinte, invertem as formas de trabalho entre os grupos.

A escola, durante esta semana, se organiza de forma gradativa para receber os demais estudantes. Na terça-feira, 4, os alunos do 4º e 5º anos. Já na quarta-feira, 5, voltam às atividades o restante da escola. As aulas estão ocorrendo das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

CARGA HORÁRIA

A carga horária diária para os estudantes do Ensino Fundamental deverá ser composta por três horas presenciais e uma hora remota. No Ensino Médio, a carga horária diária deverá ser de três horas presenciais e duas horas remotas.

REDE MUNICIPAL

Na rede municipal de ensino o retorno também foi tranquilo na segunda-feira, 3. Os 45 estabelecimentos de ensino abriram as portas para receber as crianças da Educação Infantil e do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Somente neste grupo, são 4,8 mil alunos. De acordo com o secretário Municipal de Educação, João Miguel Wenzel, estima-se que, em torno de 70 a 80% dos estudantes voltam nos próximos dias aos educandários.

Enquanto o modelo híbrido estiver sendo adotado na rede municipal, a organização da escola é um ingrediente fundamental. Alunos que estão retornando às aulas presenciais, mas que esta semana pertencem ao grupo dos que ficam em casa, também foram à escola para fazer a troca de cadernos. Eles deixam na secretaria as lições feitas para que os professores procedam às correções e após retiram para levar para casa novas tarefas, dando assim prosseguimento aos estudos.

REDE PRIVADA

As escolas da rede privada também retornaram. Conforme o Sinpro, Regional de Santa Cruz do Sul, na Unisc, 22 cursos voltaram às aulas, o que representa 35% do total. São 2,6 mil alunos, o que soma 45% da totalidade.

No colégio Mauá, todas as turmas voltaram, somando 99% dos alunos que optaram pela aula presencial. Na Escola Educar-se também todas as turmas voltaram. No Colégio Marista São Luís, o retorno presencial para os estudantes da Educação Infantil, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos da Ensino Fundamental ocorreu na quinta-feira, 29 de abril, e na sexta-feira, 30, para os alunos do Ensino Médio. A escola voltou com 72% do total de alunos.

Quem também se prepara para voltar para as atividades é a Apae de Santa Cruz, que tem previsão de reabrir as portas no dia 10 de maio, segundo o Sinpro.