Início Valério Garcia AMIGO: Precisamos de um

AMIGO: Precisamos de um

A definição de amigo nos remete ao amor, aquele que demonstra afeto, amizade. Com este advento pandêmico que estamos passando, nunca nos sentimos tão solitários, tão desprotegidos. Estamos como pássaros presos em gaiolas, que mesmo cantando, não estão felizes, pois seu canto é de dor, de prisão, não de alegria. Não existe, fora a saúde, nada mais importante para homem que a sua liberdade.

O homem é um ser social e precisa do convívio com seus semelhantes para troca de experiências e conhecimento, isto é assim desde os tempos da Pré História. Precisamos uns dos outros! É neste contexto que construímos ao longo da nossa existência vários conhecidos, simpatizantes e até alguns amigos. Por que dizemos até alguns amigos? Porque amigo de verdade, na verdade são muito poucos, talvez não dê para contar nos dedos de uma mão. Como saber quem são, onde encontrá-los?

Para quem já passou dos 50 anos, como é o meu caso, já tem alguma experiência de vida acumulada e uma bagagem de conhecimentos bem interessantes. Geralmente quando estamos em uma posição confortável, principalmente financeira, aparecem “amigos” de todos os lados. Os elogios são corriqueiros, os convites uma constante, o ego é exaltado. A pessoa passa a ter uma idolatria sem fim; um herói… Tudo parece estar ao seu alcance, a seu favor e a companhia passa a ser uma honra.

Quando acontece o contrário, onde passamos por situações difíceis, amarguras, derrotas e o famoso “aperto” (quem não sabe o que é isso…) é que, verdadeiramente, conhecemos quem está ao nosso redor! Partilhar o que está sobrando não é ajuda nem caridade, e a amizade está junta, entrelaçada com ela. Muitas vezes o que a pessoa mais precisa não é algo material, concreto. O que precisamos é algo que só um verdadeiro amigo pode dar: um abraço, um conselho, um beijo, uma frase, um acalento, uma simples atitude amorosa, um perdão. Máquinas e falsos amigos jamais conseguirão isso. Como nesta semana comemoramos o dia do amigo, desejo aos leitores que tenham um(s), mas que seja verdadeiro, pois como nunca, estamos precisando.