LUANA CIECELSKI
[email protected]
Recheado de reflexões acerca do social, do político e do psicológico, o filme “O Conformista” será o longa-metragem exibido nessa terça-feira, 20 de junho na sessão da Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz. O filme adaptado do romance homônimo de Alberto Moravia foi dirigido por Bernardo Bertolucci e lançado em 1970, na Itália.
Com 97 minutos, ele se passa na Itália fascista em meados de 1938, quando o personagem principal, Marcello, aceita trabalhar para o regime ditador de Mussolini. Não demora para que ele seja incumbido de uma missão: matar um antigo professor seu, durante uma viagem a Paris, em defesa do fascismo.

É então que Marcello se depara com uma série de questionamentos. Ele, um homem medroso, obediente e conformista (por isso o nome do filme), que só quer permanecer anônimo, terá que cometer um crime em nome de um regime que, na realidade, não significa nada para ele? É nesse cenário que toda a trama se desenvolve.
“O Conformista” é respeitado como um dos trabalhos mais bem realizados de Bertolucci, considerado muito bonito sem que a estética exista por si própria, mas sempre a serviço de uma ideia, da construção de um pensamento. A sessão Amigos do Cinema inicia às 20 horas, na sede do Sindibancários em Santa Cruz do Sul. A entrada é gratuita e após o filme uma roda de debates é comumente realizada.














