Início Geral Apesc: 55 anos de muitas conquistas e histórias

Apesc: 55 anos de muitas conquistas e histórias

Dentre as mantidas pela Apesc está a Unisc (foto), Educar-se, Cepru e Hospital Santa Cruz

A Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) completa hoje, dia 17 de março, 55 anos de atuação. No início da década de 60, a comunidade santa-cruzense se mobilizou e uniu esforços para implantar o ensino superior na região. Assim, em março de 1962, era fundada a Apesc, Instituição sem fins lucrativos, integrada por entidades representativas da comunidade: sociedades escolares e religiosas, associações empresariais e profissionais, sindicatos, empresas de comunicação e clubes de serviço.

O engajamento da Apesc com a sociedade, atualmente, se concretiza por meio das ações desenvolvidas pelas suas quatro instituições mantidas: a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a Escola de Educação Básica Educar-se, o Centro de Educação Profissional (Cepru) e o Hospital Santa Cruz (HSC), buscando sempre direcionar seus esforços para o desenvolvimento da região do Vale do Rio Pardo e das demais áreas onde atua.

Em junho de 1993, a Universidade de Santa Cruz do Sul foi reconhecida, concretizando-se, assim, a grande meta da Apesc com relação ao ensino superior na região. Hoje, a Unisc conta com 13 mil alunos, oferecendo 55 cursos de graduação, dezenas de especializações, oito mestrados e cinco doutorados. Desde 1998, a Unisc oferece cursos em diversos municípios, com campus em Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Montenegro Sobradinho e Venâncio Aires.

Em 2003, a Apesc passou a atuar na área da saúde, com a aquisição do Hospital Santa Cruz, maior casa de saúde da região.

A Apesc, sempre atenta ao seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população, orgulha-se de ser uma entidade comunitária de referência nacional, título a que faz jus pelo trabalho sério que vem realizando ao longo das mais de cinco décadas, com qualidade, compromisso social e humanismo, na busca da justiça e da dignidade humana.

Ver a Apesc chegar aos 55 anos é motivo de grande orgulho para todos que trabalharam e trabalham por ela e também é motivo de orgulho para a comunidade santa-cruzense e gaúcha. A Instituição enfrentou dificuldades, mas manteve um crescimento contínuo, superando as expectativas do momento de sua criação.

Prédio onde hoje é a Secretaria Municipal de Educação abrigou por muitos anos a Fisc, precursora da Unisc

Com um olhar no passado visando a projeção futura

Alyne Motta
[email protected]

São 55 anos de uma trajetória repleta de superação, histórias e muitas conquistas para a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), sendo muitas delas presenciadas pela professora e atual reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e presidente da Apesc, Carmen Lúcia de Lima Helfer.

O desejo de um grupo de lideranças, no início dos anos 1960 foi um marco para o município e região. “Não tem como não olhar para trás e se orgulhar do que foi feito. Uma iniciativa muito grande para a comunidade e que deram início a um legado extraordinário que hoje é a Apesc e suas mantidas”, afirma Carmen Lucia.

A reitora relembra o ano de 1964, quando surgiu o primeiro curso, seguido do ano de 1984 quando foi constituída a Educar-se, o ano de 2000 com o surgimento do Cepru e em 2003 a aquisição do Hospital Santa Cruz. “São marcos nestes 55 anos de histórias, que só temos a nos orgulhar”, revela.

Carmem Lúcia comenta que foram marcos muito importantes no desenvolvimento da comunidade, ressaltando o compromisso da Apesc com Santa Cruz do Sul e região. “Tudo começou com o fortalecimento do ensino, um pilar grandioso, reforçado com a expansão da saúde, tão fundamental para nossa existência”.

Para a reitora e presidente da Apesc, a criação das Faculdades Integradas (Fisc) e posteriormente da Unisc, em 1993, reforçou o compromisso da associação, que passou a oferecer educação, pesquisa, extensão e expansão. “Foi uma luta árdua para a conquista de um patrimônio que não tem dono, é da região e de todos nós”, revela.

A Apesc, através das suas mantidas, ao longo destes 55 anos, continua trabalhando para o desenvolvimento educacional, social, político e econômico da região. “A educação contribui para a transformação da sociedade e a saúde reforça nosso papel social como instituição comunitária”, explica Carmen Lucia.

Na década de 60, o Colégio São Luis abrigou a Faculdade de Ciências Contábeis, a Faccosul

A credibilidade conquistada é reflexo do trabalho, feito com esmero e dedicação de todos. “Que possamos nos manter forte, saudável, vigorosa e, principalmente, que possamos olhar para trás e cada vez mais se orgulhar de nossa história. Muito já foi feito, mas estamos só começando”, revela a reitora.

“A entidade muito tem a agradecer a todos que fizeram parte dessa história ao longo dessas mais de cinco décadas e, singelamente, manifesta o reconhecimento a todos àqueles que de uma forma ou de outra colaboraram para a sua consolidação, constituindo-se no que é hoje: uma instituição reconhecida e respeitada nacionalmente pelos serviços que presta”, finaliza.

A saúde e a educação, pilares da Apesc, foram atingidas pela crise, se afetou famílias de um modo geral. O congelamento e redução do Financiamento Estudantil (Fies) afetou e afeta o acesso de jovens no ensino superior, fazendo com que a instituição buscasse soluções, a fim de não perder seus estudantes.

“Foi um impacto muito grande, precisamos fazer ajustes orçamentários para dar conta, mas com a dedicação de todos que compõem a Apesc, passamos a oferecer o CrediUnisc para que, pelo menos, os estudantes que já estão em curso, não abandonem seus sonhos de terem um ensino superior”, comenta a reitora.

Já na área da saúde, mesmo com muitos ajustes necessários, a entidade não deixou de oferecer seus atendimentos com qualidade. “Temos tabelas defasadas e carências no âmbito municipal, estadual e federal. Mas mesmo assim honramos nosso compromisso de atender nossa comunidade e região”, ressaltou.

Praça criada nos 50 anos da Apesc, situada na Unisc, homenageia os fundadores da Associação

A unisc

A presença de estudantes dentro do Hospital reforça o pilar da educação, tão presente na existência da Associação. “Hoje temos a certeza que a Apesc faz a diferença na saúde do município e região. Seja no Hospital, nossas clínicas ou nos estudantes presentes nas Unidades Básicas, somamos quase 200.00 atendimentos”, pontua a reitora.

Com uma história altamente pró-ativa, a Unisc (a maior mantida da Apesc) vem buscando se reinventar a cada dia, buscando um equilíbrio financeiro e superando a crise. A reitora se orgulha em ver o crescimento da instituição de ensino e legado de 35.000 diplomados nos mais de 50 cursos de graduação.

“É nosso maior exemplo. Começamos pequenos em Santa Cruz do Sul, como uma extensão da Universidade de Santa Maria. Hoje somos a extensão em diversos municípios e temos presença marcante em várias cidades, com 5 campi e uma estrutura que só cresce”. A reitora finaliza desejando sucesso e trabalho: “Longa vida para a Apesc”.