Início Geral Apesc comemora 58 anos de história

Apesc comemora 58 anos de história

Entidade é mantenedora de instituições como a Unisc e o Hospital Santa Cruz

Grasiel Grasel
[email protected]

Universidade foi a conquista de um sonho que vinha desde a fundação da Apesc – Foto: Rolf Steinhaus

No dia de hoje a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) comemora seus 58 anos de fundação. A entidade, reconhecida como uma das mais importantes do município, ajudou a moldar a cidade como ela é ao fundar a primeira universidade e o Hospital Santa Cruz, duas instituições que possuem uma relevância socioeconômica inestimável para os santa-cruzenses.

Desde sua fundação, ocorrida em 17 de março de 1962, o objetivo da Apesc foi trazer o ensino superior para Santa Cruz do Sul. Em seu núcleo de coordenação, ela sempre foi acompanhada e dirigida por entidades representativas da comunidade, sempre visando total transparência de sua atuação com os santa-cruzenses.

Em 1964 a Apesc lançou sua primeira faculdade, Ciências Contábeis. Mais tarde, em 1973, já possuía oferta de formação em Filosofia, Direito e Educação Física, todos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

No início dos anos oitenta as quatro faculdades são integradas sob a administração da Apesc e passam a formar as Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (FISC). Na época, a entidade fundou a escola Educar-se e já trabalhava duro para conseguir conquistar o sonho de criar o seu primeiro campus universitário, o qual só veio a se tornar uma realidade em março de 1992, mas ainda em caráter experimental.

Escola Educar-se foi fundada para oferecer mais uma oportunidade de ensino aos jovens – Foto: Divulgação

Somente em junho de 1993 que o governo passou a reconhecer a entidade como universidade e, a partir daquele momento, a Universidade de Santa Cruz do Sul começava a nascer com a construção do primeiro campus. É nesta década que também surgem diversos investimentos em extensão e pesquisa, o que inclui a criação do Centro de Educação Profissional, a terceira instituição mantida pela Apesc, e instala um campus da Unisc em Sobradinho e outro em Capão da Canoa.

Com o início do novo milênio, a entidade também anunciou novidades. Além de lançar a Fundação TeleUnisc, que passou a manter a Unisc TV, que já era importante estrutura dos cursos de Comunicação da universidade, em 2003 a Apesc adquiriu o Hospital Santa Cruz (HSC), que permitiu uma ampliação dos serviços oferecidos à comunidade e a criação do curso de Medicina.

Desde então a Apesc tem continuado seus investimentos na melhoria da educação santa-cruzense e, em especial, vem se reinventando para atender da melhor forma possível a comunidade. Em 2020, por exemplo, inicia um novo período de extrema importância para a Unisc, com o processo de reinvenção pedagógica, que muda consideravelmente as formas de ensino da universidade e proporciona maior autonomia aos estudantes.

Hospital Santa Cruz foi adquirido pela universidade na criação do curso de medicina – Foto: Rolf Steinhaus

Vice-reitor destaca atuação

Jacob Braun é o atual vice-presidente da Apesc, ele atua no cargo há quatro gestões, desde 1991, e acompanhou a história da entidade ser escrita diante de seus olhos. Para Braun, o aspecto mais importante ao destacar nestes 58 anos é a representatividade, pois desde sempre entidades santa-cruzenses participam dos conselhos que ditam a atuação e o futuro da associação, como, por exemplo, diversos sindicados, a Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) e a Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul (ACI).

O vice-presidente destaca que a contribuição da Apesc para o desenvolvimento do município é incontestável, pois a universidade, a Educar-se e o HSC movimentam o mercado local. “Santa Cruz seria muito diferente se não tivesse a Apesc. A importância da entidade é incontestável. Imagine a cidade sem os alunos da Unisc que vêm de fora e alugam lugares para ficarem, que se alimentam nos restaurantes, que compram nas lojas”, diz Braun.

A atuação da entidade pela atualização do modelo de negócios da Unisc também foi levantada. Segundo ele, a Apesc vem trabalhando para melhorar a qualidade do ensino a distância (EAD) da universidade, modalidade que hoje é altamente requisitada por estudantes. Atualmente são diversos cursos e disciplinas ofertadas de forma totalmente online, com professores e materiais altamente qualificados.

Para finalizar, Jacob lembra que a construção do hospital veterinário, outra conquista da entidade em parceria com a Unisc, está com as obras em andamento. De acordo com ele, serão diversas as oportunidades oferecidas pela nova estrutura, não apenas para o curso de Veterinária, que será o principal beneficiado, mas também para muitos outros cursos que poderão ter oportunidades de estágio como já acontece com o HSC.