Início Geral Aprendizado | Estágio é porta de entrada dos estudantes ao mercado de...

Aprendizado | Estágio é porta de entrada dos estudantes ao mercado de trabalho

Hospital Santa Cruz recebe cerca de 800 estagiários, a cada semestre, em cursos que vão além da saúde

Estágio trabalha aprendizado de competências próprias da atividade profissional
Divulgação

Fabrício Goulart
[email protected]

Os programas de estágio se mostram como grandes oportunidades para os estudantes desenvolverem as suas habilidades e acessarem o mercado de trabalho. Na região, diversas são as empresas que apostam nos jovens em busca do seu primeiro emprego. Mais do que uma simples experiência, os estágios ajudam a construir networking. Abrem, para quem está no início da carreira, um mundo de possibilidades no mercado de trabalho.

Na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o Unisc Carreiras foi criado como forma de ampliar as atividades do Núcleo de Integração e Fomento das Atividades de Estágio (Nifae). A gestora do setor, Joveane Marili Kessler, explica um pouco sobre a atividade, e informa que para ser estagiário basta estar regularmente matriculado e frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e, inclusive, dos anos finais do ensino fundamental.

Parece óbvio, mas ainda assim é preciso atenção: quem está pensando em contratar precisa ter em mente que estágio não gera vínculo empregatício. “Visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do estudante para a vida cidadã e para o mercado de trabalho”, pontua.

Conforme Joveane, o estagiário é um estudante em formação que está ali para auxiliar o seu supervisor nas tarefas do cotidiano profissional. Além disso, o trabalho precisa ter relação com o curso de formação do estudante. “O estágio, em geral, é uma forma de aliar a prática da vida profissional com a teoria dos estudos da mesma área escolhida pelo estudante”, afirma, acrescentando que tem “o intuito de proporcionar um desenvolvimento completo do profissional que está estudando para ser”.

Na área da saúde, o Hospital Santa Cruz (HSC) é um exemplo de instituição que contrata, a cada semestre, uma grande leva de estudantes. A cada recomeço do período letivo, são cerca de 800 novos estagiários pelos corredores da instituição. No hospital é realizado processo seletivo de estagiários remunerados para vagas na Recepção, Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII) – chamados de Posso Ajudar? –, Ouvidoria, Serviço de Nutrição e Dietética e Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Dentre os cursos que contemplam as vagas estão Nutrição, Enfermagem, Psicologia, Administração, Educação Física, Serviço Social, Comunicação Social e Relações Públicas. A realização dos processos seletivos é online e ocorre por meio da ferramenta Currículo Web (curriculo.unisc.br), onde o candidato pode realizar o cadastro do seu currículo e se candidatar à vaga desejada. A carga horária varia entre 20h e 30h semanais, de acordo com a necessidade do setor. Para as vagas de estágio é disponibilizada uma bolsa em valores e benefícios como vale-transporte e descontos nos cursos de graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Sobre a remuneração dos estágios, a gestora do Unisc Carreiras explica que se dá a partir de uma bolsa-auxílio, que é compulsória em caso de estágio não obrigatório. “Não existe um valor padrão, mas deve ser compatível com os valores praticados pelo mercado”, avalia.

Redes para profissionais e estudantes

LinkedIn (likedin.com)

Ao contrário de sites como o Instagram e o Facebook, a rede social é focada em facilitar a conexão entre profissionais. O usuário faz networking, não amizades. Portanto, vale adicionar pessoas com quem já trabalhou, colegas de trabalho e profissionais com quem gostaria de trabalhar. É uma importante ferramenta utilizada pelas empresas que procuram estagiários.

Behance (behance.net)

O Behance é uma ferramenta gratuita da Adobe voltada para profissionais que desejam expor suas criações na internet. Designers gráficos, fotógrafos, social media, publicitários, ilustradores, artistas, profissionais de comunicação e tantos outros especialistas que utilizam a rede como um grande portfólio. É utilizada também por estudantes que desejam mostrar o seu trabalho.

Ensino Fundamental e Médio

Estudantes do Ensino Fundamental e Médio, além do ensino técnico e especial, também conseguem qualificação por meio de estágios. O Jovem Aprendiz, ou Aprendiz Legal, é uma lei federal de 2000 que estabele a contratação de jovens entre 14 e 24 anos como aprendizes. O contrato pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

O CIEE (ciee.org.br) é uma ong que se apresenta como uma importante ferramenta entre as empresas e os estudantes. Através dela, são realizadas diversas contratações. Santa Cruz do Sul possui uma unidade na Rua Marechal Deodoro, 331.