LUANA CIECELSKI
[email protected]
Outubro chegou e com ele uma dos momentos mais esperados pela comunidade e um dos eventos mais importantes para o município. É hora de cultuar as tradições do povo que colonizou a cidade e a região. É hora de Oktoberfest, porque a 33ª edição, promovida pela Associação das Entidades Empresariais (Assemp), em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, inicia na noite dessa quarta-feira, 4 de outubro. Amanhã.

A abertura oficial está prevista para acontecer a partir das 19h30, com a participação de autoridades, que brindarão a realização do evento ao som das musicas da Santa Brass Band, dirigida pelo maestro Carlos Procat. Antes disso, porém, já a partir das 18h30, os portões do Parque da Oktoberfest estarão abertos para que a comunidade possa conferir o que foi preparado, com a tradicional entrada franca do primeiro dia.
Ainda nessa primeira noite, um grande público deverá se reunir para o Show de Abertura, uma apresentação do Grupo Tholl, que mostrará o Espetáculo Cirquin a partir das 21 horas. A atração estava prevista para acontecer na Arena de Shows, contudo, diante dos estragos causados pelo vendaval de domingo, o evento foi transferido para o Brahma Haus, dentro do Ginásio Poliesportivo.
Outro momento muito importante acontecerá um pouco antes, às 20 horas, no Lonão: a apresentação da dupla Oswaldir e Carlos Magrão. A apresentação aconteceria no último domingo, dia 1º, porém o evento foi interrompido pelo vendaval. A dupla apresentará o espetáculo “A última Querência Amada” e esse deverá ser o último show dos cantores como dupla.
Além desses importantes momentos que acontecerão já no primeiro dia, entre os destaques da programação geral de 2017 está justamente o tema do ano: “Arte, Tradição e Fé”. Ele estará fortemente presente na programação cultural, que será uma das mais extensas dos últimos anos e deverá mostrar a riqueza cultural do povo de Santa Cruz do Sul, em suas mais variadas formas de expressão – dança, música, artes plásticas e artesanais, teatros, gastronomia, entre outros tantos.
Esse tema também é uma forma de homenagear a religião de uma boa parte dos descendentes alemães, a Luterana, que em 2017 comemora seus 500 anos de existência. Aliás, é justamente pensando na fé dos colonizadores que a programação de 2017, contará inclusive com um Culto Ecumênico. Ele acontecerá na noite de quinta-feira, 5 de outubro, a partir das 19h30, no Pavilhão Central.
Outros destaques da agenda cultural da 33ª Festa da Alegria serão os jogos germânicos e olimpíadas rurais, as oficinas de culinária e língua alemã, apresentações de músicas e danças típicas, exposições como a que acontece no saguão de entrada da Catedral São João Batista e que procura contar a história daquela que é a maior igreja em estilo neo-gótico da América Latina. O público também poderá ver de perto projetos como o Arte em Movimento que busca resgatar e apresentar atividades da cultura alemã, especialmente a dança, e claro, os desfiles temáticos, que nesse ano acontecem no primeiro domingo, 8 de outubro, a partir das 10h30, na quinta-feira, 12 de outubro, a partir das 10h e no segundo domingo, dia 15, a partir das 10h30.
Por fim, a edição de 2017 também contará com uma série de novidades, como o City Tour da Alegria que levará comunidade e turistas para alguns dos principais pontos turísticos da cidade; a Carreta Brahma que estará pelo parque com um museu da cerveja, com diversos shows gratuitos e experiências gastronômicas; a realização da final das Olimpíadas Rurais que tiveram suas etapas classificatórias realizadas em localidades do interior da cidade; e os shows nacionais, que trarão à cidade Simoni e Simaria, Anitta, Tiago Iorc, Ivete Sangalo, Jorge e Mateus, Dennis, Alok e Cabaré com Leonardo e Eduardo Costa.
PROGRAMAÇÃO DOS PRIMEIROS DIAS














