
LUANA CIECELSKI
[email protected]
A condição de imigrantes em um país que lhes é estranho e as dificuldades enfrentadas por eles para sair da ilegalidade. Esse é um dos principais temas abordados no filme que será exibido na noite dessa terça-feira, dia 4 de setembro, pela Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz do Sul. Estamos falando do longa metragem “Coisas Belas e Sujas”. Dirigido por Stephen Frears, ele foi lançado em 2003, na Inglaterra e possui 107 minutos de duração.
Dirigido por um cineasta conhecido por seu olhar crítico sobre a Inglaterra, o filme se passa em Londres, mas mostra uma cidade bastante distante daquela privilegiada e normalmente apresentada aos turistas. Com um roteiro impecável – que foi indicado ao Oscar, inclusive – Frears mostra ao espectador o dia a dia de um grupo de estrangeiros.
Os principais personagens dessa história são o nigeriano Okwe (interpretado pelo inglês Chiwetel Ejiofor) e a turca Senay (interpretada pela francesa Audrey Tautou). Eles convivem com outras pessoas oriundas da Rússia, África do Sul e China e trabalham no hotel do espanhol Juan (Sergi López, o vilão da história), além de dividirem o mesmo apartamento. “Todos querem ganhar a maior quantia de dinheiro possível e, quem sabe com isso, realizar seus sonhos. Mas, antes de qualquer coisa, tudo o que anseiam é por saírem daquelas vidas”, aponta o crítico Robledo Milani.
Essa mudança do destino, tão esperada, começa a se mostrar no dia em que Okwe encontra um coração humano entupindo um vaso sanitário num dos quartos do hotel. Ele tenta entender como aquilo aconteceu e descobre que o local, na verdade, é usado como fachada para tráfico de órgãos, e que nesse cenário, um pulmão pode ser trocado por um passaporte, o que lhes garantiria melhores condições, um emprego melhor, mais dignidade e o reconhecimento do governo como pessoas reais.
Isso tudo parece muito bom, parece ser uma esperança, uma luz no fim do túnel. Mas eles também sabem que o preço a pagar por isso é alto e que o envolvimento com esse tipo de situação pode sujar suas mãos. Eles precisam, portanto, fazer uma escolha difícil.
A sessão da Associação iniciará às 20 horas e acontecerá na sede do Sidibancários, no Centro da cidade. A entrada para assistir ao filme é gratuita.














