Início Geral As donas das flores

As donas das flores

Noemia Müller: 'é uma alegria muito grande ver as flores crescerem e depois embelezarem a cidade'

Sara Rohde
[email protected]

Plantar, regar, cultivar flores. Um trabalho delicado e que tem o objetivo de embelezar a cidade de Santa Cruz do Sul. Por trás dos canteiros coloridos estão Noemia Müller, Cacilda Gerasch e Lori Sehnem as responsáveis por cuidar das flores que colorem a cidade nos dias que antecedem a Oktoberfest e a primavera. 
Quem visita o município sai com uma impressão boa do cuidado que há com a nossa terra. Quem reside aqui está acostumado com a época mais florida do ano e agora vai saber quem está por trás desse cultivo.
A primavera inicia nesta segunda-feira, 23. Época das flores desabrocharem, as ruas e jardins ficarem mais alegres e vivos, a temperatura mais amena e a umidade do ar elevada, é a estação que precede o verão. Mas o trabalho começa em abril, quando ocorre a semeadura. Até florir, um período de aproximadamente cinco meses é necessário. 

Noemia Müller, Cacilda Gerasch e Lori Sehnem trabalham juntas no cultivo das flores

Quem passa pelas ruas centrais e os principais pontos de acesso ao município enxerga variedades de flores, são elas petúnias, amores-perfeitos, alegrias de jardim, bocas-de-leão e begônias. Conforme Noemia Müller, que há 28 anos cuida das flores da cidade, é um orgulho produzir as mudas. “É uma alegria muito grande ver as flores crescerem e depois embelezarem a cidade. Fico muito feliz ao ver as flores se criarem aqui e estar florescendo em outro lugar”, completa.
Noemia reside em um lugar especial, é o Horto Florestal Municipal da Secretaria de Agricultura, localizado na Estrada Dona Carlota. No local ela trabalha junto de suas colegas e garante seu ganha pão. No espaço são cultivadas todos os anos cerca de 100 mil mudas de flores para a Prefeitura Municipal, além dos mais de 35 mil pés de árvores nativas com 30 variedades diferentes que são doadas às entidades, associações e escolas do município.
E mais que um trabalho, um sentimento de amor durante a produção. “Muito antes de cultivar é preciso haver o amor pelas plantas, pois se não cuidar com carinho ela não vinga”.

Entre as variedades de flores estão as bocas-de-leão

PRIMAVERA
Os dias mais quentes estão se aproximando. É o fim do inverno e o início da primavera. No Brasil a estação de cores e perfumes inicia às 04h50 do dia 23 de setembro e segue até o dia 22 de dezembro, às 01h19. 
Este ano a previsão do tempo deve registrar uma frente fria vindo da Argentina e do Paraguai trazendo chuva para marcar o início da estação. A informação é oriunda do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).