Início Saúde Atenção Básica: do acolhimento à saúde com qualidade

Atenção Básica: do acolhimento à saúde com qualidade

Ana Souza
[email protected]

Equipe da Secretaria de Saúde. – Foto: Divulgação

A Atenção Básica é o primeiro contato que as pessoas têm com os sistemas de saúde. Este é o passo inicial, que busca entender a complexidade de cada caso, seja individual ou coletivo, para direcioná-lo ao atendimento mais adequado.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, é a principal porta de entrada e o centro articulador do acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS) e às Redes de Atenção à Saúde, orientada pelos princípios da acessibilidade, coordenação do cuidado, vínculo, continuidade e integralidade. Para atender esses princípios, a Atenção Básica desenvolve programas e ações, considerando a diversidade das necessidades de saúde dos usuários.

O primeiro atendimento realizado através das equipes localizadas nas unidades de saúde do Município se torna essencial. A condução de uma situação pode nos levar a uma saúde muito mais efetiva para não chegarmos na doença. “Este é o nosso propósito e pretendemos chegar neste objetivo para promover a saúde de Santa Cruz do Sul. Atualmente, o foco é nas vacinas e no aporte nas unidades de saúde, pois devemos ter os cuidados necessários ao calendário vacinal e o acompanhamento das famílias, através das agentes de saúde, que em época de pandemia não pararam, mesmo com uma redução. Também estamos dando atenção nas questões da dengue, com uma verdadeira força-tarefa na prevenção desta”, enfatiza a secretária de Saúde, Daniela Dumke.

“Nossa gestão quer trabalhar, além da Covid, a promoção da saúde. Precisamos prevenir, através da Atenção Básica, para evitar a procura da atenção especializada. Existem várias ações que, infelizmente neste momento, não conseguimos pôr em prática devido à pandemia.” Para a secretária de Saúde, o Dia Mundial da Saúde é, na verdade, todos os dias.

UM GRANDE APORTE

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs), são as principais estruturas físicas da Atenção Básica e estão instaladas próximas às comunidades, facilitando o acesso ao usuário, e a uma saúde de qualidade. As unidades oferecem uma diversidade de serviços realizados pelo SUS, incluindo algumas como: acolhimento com classificação de risco, consultas de enfermagem, médicas e de saúde bucal, distribuição e administração de medicamentos, vacinas, curativos, visitas domiciliares, atividade em grupo nas escolas, educação em saúde, entre outras.

Santa Cruz do Sul conta atualmente com 32 unidades, sendo 26 Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e seis Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Visamos acompanhar todos os que necessitam de uma atenção especial, o cuidado integral de toda a família. Vemos a saúde como um todo, inclusive as questões de saneamento, violência, trabalho, enfim, um olhar geral. Existe um envolvimento para promover a qualidade de vida”, destaca a coordenadora da Atenção Básica, Fernanda Portugal Carlin. Enfermeira formada desde 2003, que sempre atuou com a saúde da família desde sua formação.

A atenção está voltada ao coronavírus mas, não podemos esquecer dos demais cuidados. “Hoje estamos com cinco equipes sentinela dando suporte ao Ambulatório de Campanha. Não podemos deixar de lado a atenção básica, como é no caso das fiscalizações do combate à dengue em que está previsto um mutirão em conjunto com a Vigilância Sanitária, agentes de Endemias, agentes de Saúde e demais secretarias. Nossa busca é para retomar as atividades mais intensamente, mas isso ainda depende da pandemia e suas restrições, o atendimento não parou, reduzimos, mas continuamos com as ações pontuais, inclusive realizamos reformas de estrutura física para bem atender a população”.

NO RS

A Atenção Básica possibilita a resolução de grande parte das necessidades de saúde e caso seja necessário, encaminha os usuários para outros níveis de atenção. No Rio Grande do Sul existem 2.586 Unidades Básicas de Saúde, as quais comportam 2.099 equipes de Saúde da Família (aproximadamente 60% de cobertura populacional), além de equipes de Atenção Básica e equipes dos Núcleos Ampliados de Apoio à Saúde da Família (dados de abril/2019). A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modelo prioritário e estratégico para a qualificação do cuidado e a melhoria do acesso à Atenção Básica, formada por equipes multiprofissionais, compostas por agentes comunitários de saúde, enfermeiro, técnico de enfermagem, médico de família e comunidade, cirurgião-dentista, auxiliar e/ou técnico em saúde bucal.