Início Geral Atenção | Com previsão de muita chuva, Defesa Civil monitora nível dos...

Atenção | Com previsão de muita chuva, Defesa Civil monitora nível dos rios

Em caso de necessidade, a população deve realizar contato pelo 153
Defesa Civil

Com a previsão de intensas chuvas previstas a partir da noite de quinta, 7, e sexta-feira,8, conforme alerta emitido pela Defesa Civil do Estado, em especial quanto ao ciclone extratropical próximo à Costa, a Defesa Civil do município de Santa Cruz está monitorando o nível dos rios e seus afluentes. De acordo com o coordenador do setor, Gilberto Reis, o Rio Pardinho, em especial, havia baixado.

Na tarde de quarta-feira, 5, equipes estiveram avaliando as imediações da Praia dos Folgados, no Bairro Várzea, e o rio já estava a uma altura de 85 cm, sendo que, para sair do leito, teria que ser superior a sete metros.

No entanto, conforme o coordenador do órgão, é necessário atenção, visto que os acumulados para o Centro do Estado devem variar entre 80 mm e 120 mm. Em caso de necessidade, a população deve realizar contato pelo 153.

El Niño

O inverno deste ano terá impacto do fenômeno El Niño, que afeta o Brasil aumentando a seca no Norte, Nordeste e parte norte do Centro-Oeste, e provocando o oposto no Sudeste e Sul, com volumes de chuva maiores que o normal.
O fenômeno ocorre quando as águas do Oceano Pacífico na faixa da Linha do Equador aquecem mais do que o normal, o que altera o sistema de ventos em toda a América do Sul, impedindo que as frentes frias que vêm do Sul avancem além do Sudeste do Brasil.

O Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa) confirmou que o El Niño já se formou e tende a se fortalecer ao longo do inverno. O fenômeno não tem um tempo previsível de duração, e pode se estender entre seis meses a dois anos. (Fonte: Agência Brasil)