Início Esportes Atletas da AMO/Unimed treinarão na Colômbia

Atletas da AMO/Unimed treinarão na Colômbia

Jaqueline, Daniel e Filipe retornam no dia 5 de março e na mesma semana já viajam para o Uruguai

Na próxima terça-feira de carnaval, os atletas da AMO/Unimed VTRP, Jaqueline Beatriz Weber, Filipe Matter Cargnelutti e Daniel Zimpel de Almeida, embarcam para a Colômbia, onde irão realizar um período de 21 dias de treinamentos na altitude, na cidade de Paipa, a 2400m de altura. 

“Iniciamos os treinamentos da temporada 2018 ainda em dezembro de 2017. Por isso, estamos entrando na fase final da pré-temporada e este período na Colômbia servirá como um grande ‘polimento’ para iniciar a temporada de competições já em um bom nível de rendimento”, destaca Jaqueline.

“Os ganhos com este camping são vários. Inicialmente pode-se citar as melhoras fisiológicas que a altitude traz, já que com o ar rarefeito, nosso corpo é obrigado a produzir mais hemoglobinas para suprir o déficit de oxigênio, assim aumentando naturalmente essa molécula de proteína responsável pelo transporte de oxigênio no músculo. Além dos efeitos causados pela exposição ao ar rarefeito, também podemos citar o foco total em que os atletas vivem em um ambiente voltado apenas aos treinamentos. São 24 horas dedicadas a duas sessões de treinos, ótima alimentação e muito repouso para recuperação muscular. Rotina esta que é difícil manter no dia-a-dia, em que outras tarefas como aulas, reuniões, trabalhos, estão associadas”, analisa o treinador Fabiano Peçanha.

Os atletas retornam no dia 5 de março e na mesma semana já viajam a Montevideo (Uruguai), onde realizam a primeira competição da temporada, no GP Sul-Americano, já buscando boas marcas para se firmar bem no ranking nacional.

O período de treinamentos será custeado pelos parceiros pessoais dos atletas, com auxílio da própria equipe AMO e também apoiadores pessoais e familiares.

PERÍODO DE ESTUDO

Além dos treinamentos, Jaque irá aproveitar esta oportunidade para realizar um estudo de caso, avaliando os reais ganhos de performance que a exposição à altitude traz para atletas de meio-fundo, utilizando o assunto como seu Trabalho de Conclusão de Curso de Educação Física. A atleta conta com a parceira da Unisc, através de bolsa de estudos, e deve findar sua graduação no ano de 2018.