Divulgação / Mauá 7ª edição do já tradicional evento santa-cruzense movimento público estudantil
Na última terça-feira, 15 de julho, o palco do Teatro Mauá transformou-se em um túnel do tempo durante o 7º Aulão de História – Dia Mundial do Rock. Com o tema “Awopbopaloobopalopbamboom: O rock canta & conta a história do Brasil”, a programação, que teve como banda homenageada a Íris Ativa, uma das mais tradicionais de Santa Cruz do Sul, contou com mais de 60 alunos, ex-alunos e professores do Colégio Mauá. Ao todo, o evento arrecadou 270 kg de alimentos não perecíveis, doados para a Apae do município. Ultrapassando as fronteiras de ser reconhecido apenas como um gênero musical, o rock passou a fazer parte da vida de muitas pessoas e é por isso que, há sete anos, o Aulão de História comemora o Dia Mundial do Rock, celebrado em 13 de julho. No ano em que o Golpe Militar de 64 completa 50 anos, o começo do movimento pelas Diretas Já 30 anos, o Plano Real e a morte de Ayrton Senna 20 anos, a história recente do Brasil foi apresentada em forma de música, teatro, poesia, fotografia, televisão e cinema.
AULA MULTIMÍDIA
Divulgação / Mauá Mobilização foi geral no Colégio Mauá para produzir o evento
Segundo o coordenador do Aulão de História, professor Waldy Lau Filho, a ideia do projeto foi sendo construída com o tempo e, para ela acontecer, a ajuda dos alunos é muito importante. “O conceito da programação surgiu com o tempo e com a minha vontade de proporcionar aos alunos uma aula multimídia, que tivesse linguagem jovem. Durante os cerca de quatro meses de produção, os estudantes ajudam a construir o roteiro, colocam o olhar deles no trabalho e trazem sugestões de inovações”. O educador também lembra que com o tema deste ano voltado ao Brasil, a memória afetiva do público foi um elemento bem interessante durante as apresentações.
Para embalar o Aulão deste ano, Os Mutantes, Legião Urbana, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Raul Seixas, Barão Vermelho, Ira, Titãs, Cidadão Quem, Ultraje a Rigor, Capital Inicial, RPM e Alemão Ronaldo foram alguns dos artistas escolhidos para dar voz aos acontecimentos que deixaram marcada a história do nosso país no esporte, cultura e política nos últimos anos. Comerciais do então moderno carro Opala, Casas Pernambucanas, cobertores Parahyba e noticiários de TV antigos, provocaram risos nos mais novos e nostalgia nos mais experientes.
Divulgação / Mauá Música, teatro, poesia, fotografia, televisão e cinema foram algumas das atrações