Início Geral Aulas retornaram ontem em Santa Cruz

Aulas retornaram ontem em Santa Cruz

Cristiano Silva
[email protected]

Cristiano Silva

Escolas santa-cruzenses voltaram 100% em todas as
redes de ensino na manhã de ontem, 24 de fevereiro

Mais um ano letivo se iniciou em Santa Cruz do Sul. As escolas santa-cruzenses deram início ao processo gradual de volta às aulas, iniciado primeiramente com as escolas da rede particular. São Luís e Dom Alberto receberam os alunos no dia 17 de fevereiro. A Escola Educar-se recebeu os alunos na última quarta-feira, 19 de fevereiro, e o Colégio Mauá abriu os trabalhos ontem, 24 de fevereiro, mesmo dia da rede municipal e estadual, e esperaseus 1.400 alunos para um novo ano letivo repleto de novidades na infraestrutura do educandário.
A grande novidade do Mauá para este ano será para as crianças da Educação Infantil. Um imóvel, em área anexa à escola, foi adquirido para recebê-las. No local, cerca de cemestudantes dos níveis A1 e A2, nos turnos da manhã e da tarde, terão àdisposição sala de música, brinquedoteca e uma praça, entre outros espaços especiais. Para celebrar a volta às aulas, a APM e o Grêmio Estudantil do Colégio preparam uma programação especial para os alunos.
Segundo a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), o início das aulas ocorreu dentro da normalidade. Na rede estadual, os 18 municípios da região receberam aproximadamente 36,5 mil alunos ontem, 24 de fevereiro. Destes, 10.144 retornam às escolas de Santa Cruz do Sul.

JORNADA PEDAGÓGICA

DECOM/PMSCS/Divulgação

João Miguel Wenzel, na Jornada Pedagógica promovida pela Smec,
destacou a reestruturação da educação priorizada pelo governo municipal

Na última quinta-feira, 20 de fevereiro, ocorreu a Jornada Pedagógica, evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), e que reuniu cerca de 800 professores no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). As transformações da sociedade e a influência da globalização nas salas de aula foram os principais assuntos abordados pelo professor OsvinoToillier, que abriu a Jornada Pedagógica com a palestra “O Resgate dos Valores na Educação”.
Ainda que o avanço tecnológico tenha ampliado as formas de aprendizagem, Toillier destacou, na ocasião, que o papel do professor segue sendo indispensável no processo de educação e formação da cidadania. “Temos um compromisso indeclinável com a globalização da dignidade humana. Por mais poderosas que sejam as ferramentas de inovação, sem o professor não se consegue fazer bom proveito das mesmas”, acredita.

VALORIZAR

Cristiano Silva

Retorno às atividades escolares foi tranquilo
na manhã desta segunda-feira, 24 de fevereiro

Na manhã de ontem, segunda-feira, 24 de fevereiro, o Secretário Municipal de Educação e Cultura,João Miguel Wenzel, falou a respeito do início do ano letivo em Santa Cruz. “Foi um início de ano letivo muito tranquilo. Não tivemos incidentes nem falta de professores, pois temos um quadro de recursos humanos adequado às nossas necessidades. Tivemos a Jornada Pedagógica que reuniu 800 professores na última quinta-feira e foi o momento inicial de retomada das atividades. Agora seguem as aulas normalmente, vamos adiante para o ano letivo, já aproveitando para desejar a todos os estudantes uma boa volta às aulas, um ano de muito estudo e que a comunidade e os pais valorizem muito os professores, a escola e a educação, que é a grande mola propulsora para o sucesso”, destacou Wenzel.