Início Saúde Autismo: Hoje é o Dia Mundial de Conscientização

Autismo: Hoje é o Dia Mundial de Conscientização

Suilan Conrado
[email protected]

O autismo é um transtorno neurológico que traz comprometimento no desenvolvimento da comunicação, comportamento e interação social. A síndrome geralmente manifesta-se por volta dos 3 anos de idade.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), revelam que 2 milhões de brasileiros sofrem da doença que acomete 70 milhões de pessoas no mundo todo. Em Santa Cruz do Sul, estima-se que 150 crianças tenham o transtorno.

Fernanda Ferreira

Diversas cidades se mobilizam para marcar o dia. Em Santa Cruz do Sul, a Associação Pró-Autismo Luz Azul promove mateada no próximo sábado
 

Os prejuízos dos autistas estão diretamente relacionados ao grau de autismo que a pessoa apresenta. Algumas, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam importantes atrasos no desenvolvimento da linguagem. Algumas parecem fechadas e distantes, outras presas a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.

Causas

A causa do autismo é desconhecida. Estudos de gêmeos idênticos indicam que a desordem pode ser, em parte, genética, porque tende a acontecer em ambos os gêmeos se acontecer em um. Embora a maioria dos casos não tenham nenhuma causa óbvia, alguns podem estar relacionados a uma infecção viral, como a rubéola por exemplo.

Sintomas e diagnóstico
 
Não existe teste específico disponível para detectar o autismo. O diagnóstico é feito através da observação.
As crianças autistas são identificáveis como, por exemplo, quando preferem estar sós, não formam relações pessoais íntimas, não abraçam, evitam contato no olho, resistem a mudanças, são excessivamente presas a objetos familiares e repetem continuamente certos gestos e rituais.
O fato de começar a falar mais tarde que as outras crianças pode ser um indício da doença. A criança autista pode ter dificuldades de entender o que falamos, pode repetir as palavras ditas a ela mesma (ecolalia), e inverter o uso de pronomes usando principalmente o ‘tu’ em vez do ‘eu’ ou ‘mim’ para referir-se a si própria. (Fonte consultada: www.ama.org.br)

MOBILIZAÇÃO

O 2 de abril foi instituído em 2007 pela ONU como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.  Desde então, diversas Organizações Não Governamentais (ONG), associações e outras entidades têm se mobilizado em prol da causa.
Em Santa Cruz, a Associação Pró-Autismo Luz Azul, programa para o próximo sábado, 6, uma mateada na Praça da Bandeira a partir das 15h30min para comemorar o dia. Venda de camisetas e o cadastro de novos sócios serão feitos no local.
Mais informações pelo telefone: (51) 9904-8007 ou pelo email [email protected]

PORTO ALEGRE

Fernanda Ferreira

Passeata azul em Porto Alegre: a cor é símbolo da luta pela conscientização do autismo, mais comumente encontrado em meninos

Na capital gaúcha, a mobilização fica por conta da ONG Autismo e Vida, que promove para o próximo domingo, 7 a montagem de uma tenda no Parque  da Redenção para repassar informações, com o objetivo de angariar apoio e conscientizar sobre o autismo.
 
AZUL: COR DO AUTISMO

O azul foi definido como a cor símbolo do autismo porque a síndrome é mais comum nos meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina.