Início Avenida Ave-Cruz 115: clássico com força máxima neste domingo das mães

Ave-Cruz 115: clássico com força máxima neste domingo das mães

Luísa Ziemann – [email protected]
José Carlos Ferreira – [email protected]

Duelo da sétima rodada do Gaúcho Divisão de Acesso está marcado para as 15 horas no Estádio dos Plátanos
Fotos: Pâmela Silva/EC Avenida e Vinícius Molz Schubert/FC Santa Cruz

Dia 23 de abril de 2017. Desde essa data, nenhuma outra vez Avenida e Santa Cruz se enfrentaram dentro de campo. Mais de cinco anos após o último duelo, no Estádio dos Plátanos, a expectativa para o reencontro da dupla – no mesmo lugar onde o Avenida fez 1 a 0 da última vez –, é de um clássico acalorado. Não só pelo momento que os clubes vivem, ambos na zona de classificação para as quartas de final do Campeonato Gaúcho Série A2, mas também pela movimentação das torcidas na cidade. A expectativa para o Ave-Cruz deste domingo, às 15 horas, é de casa lotada e times totalmente entregues em busca da vitória.

O clássico Ave-Cruz de número 115 da história, válido pela sétima rodada da Divisão de Acesso, vai ser marcado por um momento de ascensão dos dois times. O Santa Cruz é líder do Grupo B, com 14 pontos, uma vantagem de cinco em relação ao Guarani de Venâncio Aires, que ocupa a segunda posição na tabela. O Avenida alcançou a quarta colocação com a vitória em cima do Internacional de Santa Maria no último domingo, 1º, em casa, e soma oito pontos, somente um a menos do que o Pelotas, terceiro colocado.

O Santa Cruz tem o benefício de jogar em casa, mas o técnico Wiliam Campos frisa que a equipe está focada e deve manter os pés no chão. “Apesar de valer os mesmos três pontos, o clássico em si já é um jogo diferente. Viemos de uma semana com muita preparação. Estamos atravessando um bom momento, mas sabemos que é passo a passo, jogo a jogo. Vamos mantendo o que estamos fazendo de bom e evoluindo algumas questões, o que é normal”, salienta o treinador. “É um jogo especial, onde não somente a parte técnica e tática dentro de campo vence, mas com certeza os detalhes fazem a diferença. Temos conversado com os atletas durante toda a semana, sabemos que precisa ter algo a mais e este jogo é muito para isso.”

Um dos fatores que torna o clássico deste domingo ainda mais agitado são as torcidas, que já se mobilizaram durante toda a semana em torno da expectativa de voltarem a viver a emoção de um Ave-Cruz. “A expectativa é a melhor possível. Sobretudo com o retorno da torcida ao estádio. Tivemos três grandes momentos do clube nos últimos anos que foram consagrados, infelizmente, sem torcida devido à pandemia”, lembra Wiliam. “Este ano contamos com a presença do público e com certeza será importante a presença da torcida do Santa Cruz em um clássico dentro de casa.”

A palavra de ordem de Wiliam para o clássico é: foco. “A gente sabe como o Márcio (Nunes, técnico do Avenida) gosta de jogar, principalmente fora de casa. Acompanhamos o jogo do Avenida contra o Inter-SM, também já tivemos alguma ideia. É um jogo que vai ser no detalhe. Precisamos estar bem atentos, ter cuidado e respeitar o adversário sem a bola. Esperamos conseguir manter nossa evolução dos últimos jogos. Vencer este clássico dentro de casa seria um grande presente para nosso torcedor”, planeja o treinador do Galo.

O comandante da equipe alviverde, Márcio Nunes, ressalta que o clássico é um jogo à parte dentro do campeonato. “Sabemos o que envolve e o que promove a cidade. Cheguei há pouco tempo no clube, com apenas dois dias no comando tive uma partida bastante difícil contra o Inter-SM, onde felizmente a gente conseguiu conquistar os três pontos e passamos a ocupar o lugar onde o Avenida deve estar: dentro do G-4”, lembra. “Hoje sabemos que o favoritismo é do Santa Cruz, pela liderança, pelo investimento que fez em uma equipe qualificada, mas o Avenida tem a sua força e sua tradição na Divisão de Acesso, onde é um clube que sua história fala por si só.”

Ainda restabelecendo seu vínculo com a equipe do Avenida, o comandante prevê que furar a invencibilidade do Galo no campeonato – quatro vitórias, dois empates e nenhuma derrota – pode não ser uma tarefa fácil, mas, sim, é possível. “Comecei a aplicar meu modelo de jogo, as ideias que vejo como corretas. Os jogadores estão absorvendo muito bem e tivemos uma grande preparação na última semana. Sabemos da dificuldade que é jogar contra o Santa Cruz em seu domínio, mas vamos fazer nosso trabalho da melhor maneira possível para alcançar os três pontos”, garante Márcio.

Ave-Cruz 115

Quando: domingo, 8 de maio, às 15h

Onde: Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul

Santa Cruz – Bruno Grassi; Itaqui, Diego Macedo, Diego Rocha e Roger Bastos; Ben-Hur, Abuda e Laion; Wallan Luan, Gabriel Rosseto e Pablo Bueno. Técnico: Wiliam Campos

Avenida – Rodrigo; Marcão, Micael, Léo Santos e Rafael; Totto, Carrilho, Jeferson e Arisson; Dandan e Ayala. Técnico: Márcio Nunes

Arbitragem – Wagner Silveira Echevarria, com Gibran Veloso Teixeira e Giovanni de Paulo Medeiros; Patrick Kaue Krauser Farias

Os últimos dez confrontos

25/1/2009 – Santa Cruz 3 a 1 Avenida – Plátanos

24/1/2010 – Avenida 0 a 1 Santa Cruz – Eucaliptos

25/1/2012 – Santa Cruz 2 a 0 Avenida – Plátanos

4/3/2013 – Avenida 2 a 1 Santa Cruz – Eucaliptos

8/3/2013 – Santa Cruz 2 a 1 (4 a 3 nos pênaltis) Avenida – Plátanos

9/3/2014 – Santa Cruz 1 a 1 Avenida – Plátanos

23/3/2016 – Avenida 0 a 1 Santa Cruz – Eucaliptos

20/4/2016 – Santa Cruz 1 a 0 Avenida – Plátanos

19/3/2017 – Avenida 3 a 0 Santa Cruz – Eucaliptos

23/4/2017 – Santa Cruz 0 a 1 Avenida – Plátanos

Total: 114 jogos; 66 vitórias e 224 gols do Santa Cruz; 25 empates; 23 vitórias e 132 gols do Avenida

Plátanos: 63 jogos; 37 vitórias e 124 gols do Santa Cruz; 13 empates; 13 vitórias e 67 gols do Avenida

Eucaliptos: 50 jogos; 10 vitórias e 65 gols do Avenida; 12 empates; 28 vitórias e 98 gols do Santa Cruz

Cachoeira do Sul: 1 jogo, vitória do Santa Cruz, com 2 gols a 0

Frequência dos resultados

1 a 0 = 22 vezes

2 a 1 = 21 vezes

2 a 2 = 9 vezes

3 a 1, 4 a 1 e 1 a 1 = 8 vezes

2 a 0 = 7 vezes

3 a 2 = 6 vezes

0 a 0 = 5 vezes

3 a 0 = 5 vezes

4 a 0 e 4 a 2 = 3 vezes

4 a 4 = 2 vezes

3 a 3, 4 a 3, 5 a 0, 5 a 1, 5 a 3 e 8 a 0 = 1 vez