Início Especiais Avós: duas vezes carinho, trabalho e amor

Avós: duas vezes carinho, trabalho e amor

Eles ensinam aos netos todo o aprendizado obtido
ao longo de uma vida repleta de experiências

No mundo atual em que o tempo se torna primordial na correria do dia a dia, o papel dos avós é fundamental. São eles que trazem as experiências vividas ao longo dos anos e que passam de seus filhos para seus netos. São os avós que ajudam nos cuidados e dedicam todo o carinho e atenção necessários. Avós são pais com açúcar! Eles adoçam a vida dos netos, e hoje, 26, é a o dia dedicado a eles que merecem em dobro todo o carinho que transmitem.

No Brasil, em Portugal e na Espanha, o Dia dos Avós é comemorado em 26 de julho, tendo sido a data escolhida por referência à comemoração do Dia de Santa Ana e São Joaquim, que, segundo a tradição da igreja católica e evangelhos apócrifos (não reconhecidos como legítimos) seriam pais de Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo. Embora, nos evangelhos oficiais, que compõem originalmente a Bíblia, a genealogia de Maria não seja descrita, a celebração brasileira é tida com origem de Portugal, mas esta data não é observada na esfera portuguesa.

Conta a tradição católica que, no século I a.C., Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas rezavam pedindo que Deus lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo apareceu e comunicou que Ana estava grávida. Essa criança, uma menina, teria sido batizada de Maria. Por essa tradição, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Ana teria morrido quando Maria tinha apenas três anos. Na crença cristã, Maria foi depois escolhida, no início da puberdade, para ser mãe de Jesus Cristo. Para alguns crentes da religião cristã, São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.

No imaginário popular, os avós são considerados como os nossos “segundos pais”. São responsáveis por mimar e ajudar os netos nas suas travessuras. Para agradecer toda a paciência e atenção recebida da vovó e do vovô, os netos aproveitam a data para presenteá-los ou fazer homenagens especiais. No Brasil, também é costume chamar os avós de vó ou vô. A data também é conhecida como Dia Mundial dos Avós.

Importância dos avós

Relativo à adesão ou não à tradição dos santos católicos, bem como da inserção da figura dos avós de Jesus nessa tradição, a figura de Ana e Joaquim diz muito sobre o papel fundamental dos avós na estruturação de uma família, seja quais forem os problemas ou as felicidades que ela venha partilhar. Sabemos que, por vezes, os avós é que desempenham o papel de pais de seus netos; ou ainda são os avós que precisam dos cuidados dos netos em ocasiões em que são afetados por enfermidades ou algo semelhante.
Além disso, a figura dos avós revela aos jovens o seu próprio futuro, isto é, dá-lhes a imagem do que um dia serão. Nessa imagem deve ser vista a finalidade das ações que desempenhamos ao longo de nossa vida; devem também ser pesadas as medidas dessas ações. O ser idoso, em grande parte, é fonte de inspiração e de sabedoria. O dia dedicado aos avós constitui uma oportunidade para meditar sobre isso, sobre o futuro que a todos aguarda e sobre que caminhos traçaremos em nossa vida. (Por Me. Cláudio Fernandes – Brasil Escola)