
Criado há pouco mais de dois meses pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas e Assistência Social (Sepop), o Banco de Materiais Ortopédicos da Prefeitura de Santa Cruz do Sul está à espera de doações. Pessoas físicas e empresas do município estão dando a sua contribuição e a expectativa é que a participação da comunidade aumente a medida que a iniciativa chegue ao conhecimento da população.
O banco funciona em uma sala junto ao Albergue Municipal, no Bairro Bom Jesus, onde são guardados todos os materiais. Dentre os itens já arrecadados estão cama hospitalar, cadeira de rodas, cadeira de banho, andador, muletas, tipoias, corretor de postura, comadres hospitalares, imobilizadores de joelho e imobilizadores de pescoço.
Segundo a secretária da pasta, Guiomar Rossini Machado, o propósito do projeto, denominado Carinho que Move, é atender pessoas com limitações físicas e que não dispõem de recursos financeiros para adquirir os materiais de que tanto necessitam. “Esses materiais ortopédicos não são baratos e muita gente não tem como comprar, por outro lado alguém com uma condição financeira melhor e que já fez uso de algum item, pode depois de se recuperar, passar adiante, auxiliando outras pessoas. É um gesto de amor”, disse.
O serviço está disponível 24 horas por dia e conta com a pareceria da Guarda Municipal, pelo telefone 153. O atendimento é exclusivo a famílias de baixa renda e, portanto, elas precisam estar inscritas no CadÚnico.
Para ter acesso a algum item, também é necessário apresentar laudo médico. Todos os materiais doados são identificados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) para que sejam entregues corretamente e atendam de fato às necessidades dos usuários. O tempo de utilização também é definido pelo médico.
O telefone do Banco de Materiais Ortopédicos é 3713 1942 (Albergue Municipal). As doações podem ser entregues diretamente no local ou também na sede da Sepop, à Rua Coronel Oscar Jost, nº 1576 (Ginásio Poliesportivo). O horário é das 8 horas às 14 horas, enquanto durar o turno único, e o telefone para contato é o 3715 1895. Na impossibilidade de levar os materiais, é possível solicitar a busca.














