Início Sem categoria Banda Voga celebra 15 anos de crescimento e muito sucesso

Banda Voga celebra 15 anos de crescimento e muito sucesso

Nelson Treglia
[email protected]

Uma das melhores bandas musicais do Rio Grande do Sul completa 15 anos de existência nesta sexta-feira, 22 de setembro. A Banda Voga, muito requisitada para festas realizadas em diversos municípios do Rio Grande do Sul, faz aniversário e celebra sua história em jantar neste sábado, a ser realizado na AABB de Santa Cruz do Sul. Um dos fundadores e atual responsável pela banda, Gilnei Alex Ellwanger, que também é tecladista do grupo, contou a história da Banda Voga para o ‘Riovale Jornal’.

A formação atual da Banda Voga, que se apresenta em diversas cidades do Rio Grande do Sul

A origem da banda aconteceu após o fim de outro grupo musical, e três dos integrantes resolveram criar a Banda Voga. Os fundadores foram o próprio Gilnei, Marcos Vinícius da Rosa (bateria, vocal) e Evandro Weber (vocal). “Este trio surgiu com o intuito de tocar em festas menores com equipamento pequeno e tempo menor de festas”, lembra Gilnei. “Não almejávamos grandes festas, mas elas foram surgindo, e nós fomos nos aventurando. Começamos a ver o diferencial das festas, o diferencial do repertório.”

A partir daí, começaram a ser supridas as necessidades de grandes equipamentos e grandes estruturas. Também a ideia, segundo Gilnei, passou a ser de um espetáculo mais musical e menos teatral. As festas maiores chegaram para a Banda Voga um tanto “sem querer”, explica. “As festas foram crescendo. Isso foi resultando também no crescimento do número de integrantes: no início era um trio, atualmente somos oito integrantes.”

O responsável pela banda diz que o grupo está preparado para tocar em “todas as festas”. “Costumo dizer que, se você quiser nos contratar para tocar no palco da Sogipa, ou na sua sala, ao lado da lareira, a banda vai se adaptar, sem nenhum problema, sem nenhum stress, exigências técnicas, nada.” Uma das preocupações é não alterar a decoração do cliente que contrata o grupo, com o objetivo de uma fácil adaptação ao ambiente. “Queremos fazer tudo certinho e fazer todo mundo dançar”, garante. “É mais um diferencial na hora de contratar a banda: a gente se adapta ao local. Não tem nenhuma exigência.”

Isso abriu um leque maior de festas para a banda tocar, seja em hotéis, eventos particulares e grandes clubes. “Tocamos em todos os clubes de Porto Alegre e de todo o estado, e em várias residências também.”

REPERTÓRIO/SUCESSO

A questão do repertório é fundamental no sucesso da Banda Voga e tornou-se um grande diferencial do grupo. No início das atividades, os Bee Gees e o ABBA foram as principais influências. “Tocamos várias músicas do Bee Gees e do ABBA. Os anos 60, 70 e 80 sempre foram o nosso forte”, explica Gilnei.

O sucesso do grupo se expressa no vínculo com os clientes, que acabam virando amigos. Uma família no município de Portão, já contratou a Banda Voga em 16 oportunidades. Essa família percebeu a evolução da banda, conforme o relato de Gilnei ao ‘Riovale’. “Não posso considerá-los clientes, são amigos nossos. Assim como eles, existem várias pessoas que criaram um vínculo conosco, em função primeiramente do repertório, e também em função da simpatia. A Banda Voga é uma família, independente de qualquer coisa. Todo músico que entra e sai da banda, tem essa impressão. Quem entra para a banda, sabe que não está entrando em uma firma, está entrando em uma família.” O reflexo disso se percebe no próprio contratante, no próprio cliente, afirma Gilnei.

A rotina da banda é de um ensaio semanal, “obrigatório”, define Gilnei. “Justamente para manutenção de repertório, para ‘tirar’ aquela música que está na novela ou tocando no rádio. Temos que nos manter atualizados em relação às músicas da moda.” Entretanto, a banda nunca deixará de tocar clássicos como “New York, New York”, de Frank Sinatra, e “How deep is your love”, do Bee Gees, ou “Como é grande o meu amor por você”, do Rei Roberto Carlos. “Tem coisas que não mudam. Tem coisas que não saem do repertório. E nunca sairão”, reforça.

Antigo cartaz com a formação original da banda, criada há exatos 15 anos

PERFIL DO PÚBLICO

A Banda Voga toca para um público adulto, justamente em função do repertório. Além das músicas dos anos 90 e atuais, os anos 60, 70 e 80 continuam sendo uma especialidade do grupo. “Nosso público forte são os casais. São as festas românticas, bailáveis, os boleros.” Gilnei lembra que as festas de 15 anos estão entre os trabalhos da banda. “Mas pensando bem, somos contratados pelos pais para as festas de 15 anos. Nosso forte é casais, realmente”, complementa Gilnei.

Cerca de 90% dos contratos da banda são voltados para festas de casamento e aniversários. E, de acordo com o responsável e tecladista da banda, são as melhores festas em que uma banda pode trabalhar.

A Banda Voga demonstrou, nestes 15 anos, que o crescimento é possível na área musical e que o grupo é um case de sucesso. Desde festas menores a eventos de maior porte, a banda conseguiu conquistar seu público. Cresceu em matéria de eventos, e também no tamanho do grupo, que agora conta com um maior número de integrantes comparado a seu início, uma década e meia atrás. Investindo em repertório clássico, mas sem ignorar as novidades do mercado musical, a Banda Voga segue seu caminho com passos firmes.