Início Especiais Bate-papo virtual mostra tendências climáticas

Bate-papo virtual mostra tendências climáticas

Live ocorreu na última sexta-feira, 17 de julho, nas redes sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo – Divulgação

Os produtores rurais da região foram muito prejudicados em virtude da recente estiagem que atingiu o Rio Grande do Sul. Sempre em busca de alternativas que possam colaborar com o negócio do associado e da comunidade em geral, a Sicredi Vale do Rio Pardo promoveu um bate-papo virtual na última sexta-feira, 17 de julho, nas redes sociais da instituição. A live contou com a participação do sócio-diretor da Somar Meteorologia, Paulo Etchichury, que mostrou os cenários e perspectivas climáticas para os próximos meses no Vale do Rio Pardo. A iniciativa, que foi mediada pelo presidente da Cooperativa, Heitor Álvaro Petry, marcou o lançamento do Plano Safra 2020/2021 do Sistema Sicredi.

Durante a live, Etchichury destacou que, no sentido da variabilidade, por não ser uma condição regular, a falta das chuvas e as precipitações irregulares são o grande problema das safras no Rio Grande do Sul. O exemplo disso é o que ocorreu no último ciclo com a estiagem. “A chuva é a variável mais importante, pois ela limita a produção”, frisou o convidado, que ainda ressaltou que a temperatura também influencia, mas não é tão relevante quanto à falta de chuva, visto que as principais safras ocorrem no verão. Para ilustrar, ele mostrou um comparativo do fenômeno meteorológico nos últimos anos na região.

Etchichury explicou que a análise da qualidade e o comportamento dos oceanos é o que define a lógica da condição e cenário climático, possibilitando assim as projeções. Diante de cada cenário projetado, o agricultor pode escolher a variedade de cultura que mais se adapta aquele período. “Nós não vamos eliminar os riscos, mas podemos, temos ações e tecnologias para tentar mitigar os riscos. Tem situações que infelizmente não podemos evitar”, frisou o convidado. Ele ainda discorreu sobre os fenômenos climáticos que acontecem no Rio Grande do Sul que influenciam nas safras, o El Niño e La Niña.

As projeções apresentadas durante a live são informações dos principais centros de meteorologias do Brasil e do exterior. Etchichury mostrou os gráficos de Santa Cruz do Sul, mas, segundo ele, os valores podem mudar de região para região, mas os cenários são válidos para todos. Entre as perspectivas apontadas, destaque para a chamada fase fria, que se caracteriza com menos chuvas, mas não sem ausência delas, que se prolonga por todo o segundo semestre de 2020, enfraquecendo gradativamente. Isso não deve continuar em 2021, o que é uma boa notícia para o convidado. Quem tiver interesse, a apresentação está disponível em https://www.youtube.com/c/SicrediVRP, no Facebook (@sicredivaledoriopardo) ou pode ser solicitada ao setor de comunicação da Cooperativa pelo fone (51) 3713-9240.

Plano Safra 2020/2021

Na abertura da live, o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, fez menção ao volume de mais de R$ 22 bilhões que serão destinados aos agricultores através do Plano Safra 2020/2021. “Nós estamos com a nossa equipe treinada, preparada, operando e contratando, em um desafio de intensificar a agilidade das ações”, afirmou. Conforme Petry, o novo Plano Safra tem algumas novidades e a equipe da Cooperativa preparou materiais com orientações e dicas sobre o crédito rural. “O Sicredi se preocupa muito que o crédito oferecido aos agricultores seja efetivo, que ele possa, de fato, representar um elemento muito importante na condução da empresa, que o empreendimento possa gerar de fato resultado para o agricultor”, frisou o presidente.