Início Sem categoria Brasil e Covid-19: o aumento no número de casos e nas fake...

Brasil e Covid-19: o aumento no número de casos e nas fake news

Divulgação

O surto de Covid-19 tem ganhado força no Brasil e o número de infectados e mortos só aumenta. Além da preocupante situação que a propagação desse vírus gera, notícias falsas têm aumentado o pânico entre a população. Saiba mais sobre o aumento no número de casos de coronavírus no Brasil e também sobre as fake news que têm preocupado os brasileiros.
O mundo está lutando contra um inimigo comum: o coronavírus. Esse novo vírus já se tornou uma pandemia espalhada por todos os países. Medidas propostas pelas entidades internacionais de saúde tem motivado o fechamento de estabelecimentos, a redução da produção em alguns segmentos, como o caso, do industrial. Além disso, a orientação em todo o mundo é para que as pessoas se isolem na fase da quarentena.
Entre as empresas, muitas já têm medido os potenciais efeitos da paralisação de suas atividades. Inegável, será o abalo econômico que o Coronavírus causará em inúmeros segmentos de atuação, como: o turismo, setor metalúrgico, imobiliário ou o setor mundial de apostas.
A população está vivendo o período de recolhimento com angústia, se guiando pelas mídias convencionais e internet quanto à evolução da pandemia no país e no mundo.
O processo de informação à população, ainda assim, está sendo profundamente afetado pela existência de várias notícias falsas (fake news), incluindo relatos, áudios e vídeos que estão viralizando e gerando pânico na população.
Venha saber mais sobre os casos efetivos de Covid-19 no Brasil e sobre as notícias falsas que estão prejudicando todos os que lutam contra esse novo inimigo invisível.

Covid-19 em números no Brasil
Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, o Brasil até a presente data, soma 4.256 casos confirmados e 136 óbitos. A região Sul soma 568 casos.
A preocupação do governo brasileiro é com o aumento do surto no caso da quebra da quarentena por parte dos estabelecimentos a partir do dia 7 de abril.

Alerta sobre as fake news
O ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta alerta para a necessidade de investigar toda a informação recebida, sendo que o próprio já foi alvo de fake news.
Áudios, com a suposta voz de Mandetta, estiveram circulando no Brasil com informações irreais sobre o Covid-19. O ministro afirma que até alguns amigos questionaram se o referido áudio seria real.
O ministro garante que nunca gravou nem irá gravar qualquer áudio, sendo que toda informação será passada à população pelas vias convencionais, mediante comunicado, como já tem sido feito.
As fake news que têm sido espalhadas por todo o mundo estão sendo analisadas por sociólogos como estruturas perigosas, que podem motivar o pânico e gerar atitudes que promovam situações contraproducentes, nessa fase de contenção do Coronavírus.
As autoridades alertam para que a população se mantenha informada pelos veículos confiáveis e que não acredite nas mensagens virais que estão circulando, principalmente via WhatsApp.