Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

O Colégio Mauá, que completa 146 anos de história no dia 27 de julho, sempre contou com apoio e incentivo da comunidade. Nesta terça-feira foi apresentado o projeto de ampliação da estrutura do Ensino Fundamental e também foi lançada a campanha de doações para a obra. O custo total de R$1,5 milhão será buscado pela campanha de doações junto a ex-alunos, pais de alunos, amigos do Colégio e empresas. Os interessados podem fazer a doação através de depósito para a Sociedade Escolar de Santa Cruz, CNPJ: 95.431.284/0001-87, no Banco do Brasil, agência 0180-5, conta corrente 3496-7, posteriormente deve encaminhar o comprovante para [email protected]
O novo prédio para o Ensino Fundamental, cujo projeto iniciou em 2015, terá quatro mil metros quadrados de área construída na rua Adolfo Caspary. Contando com 24 salas de aula, salas de música, biblioteca, laboratório de informática, sala de idiomas, sala de artes, secretaria, enfermaria, duas salas para professores, duas salas de atendimento, sala para coordenação, sala para psicologia, cozinha, elevador, sanitários e área coberta com cantina. A área fica na rua ao lado do Teatro Mauá e terá ligação com a parte interna do Colégio. Segundo o diretor geral do Colégio Mauá, Nestor Raschen, “a previsão de término da obra é para dezembro de 2018 e já vai receber turmas em 2019”. Outro ponto comentado foi que 12 salas da atual estrutura serão desativadas e com as novas 24 serão para qualificação e melhorias no aprendizado dos alunos e não para crescimento da escola. “A ideia não é aumentar o número de alunos, mesmo tendo essa nova estrutura”, afirma Raschen.

A construção do novo espaço não vai afetar o andamento do ano letivo por se localizar em um ponto lateral de toda a área. As doações de qualquer valor são muito bem vindas, segundo o diretor, porque a administração do Colégio precisa manter certa cautela. Uma empresa que prefere não ser identificada fez uma doação de R$ 20 mil, o que deu início a mobilização da equipe em busca de mais doações. O Colégio integra a Rede Sinodal de Ensino e conta atualmente com 1.580 alunos da Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, 101 professores e 68 funcionários. São 66 turmas em 46 salas de aula nos turnos da manhã e tarde. Com certificado de filantropia, oferece bolsas de estudo de 100% e 50% para alunos de baixa renda, beneficiando atualmente 367 estudantes.
História
Em 1932, o Colégio recebeu uma área doada por Augusto Hennig de 22 mil metros quadrados e, em 1949, a Sociedade de Tiro ao Alvo doou mais 21 mil metros quadrados, que abrigam a atual estrutura da escola. Para a construção do atual prédio principal do Colégio, foram recebidas doações da comunidade, da Prefeitura e da Alemanha.
Em 1947, o Colégio Mauá, na época chamado Instituto Visconde de Mauá, realizou sua primeira campanha de arrecadação de recursos para construção de um prédio para a instituição. O diretor da época, Frederico Haetinger, com apoio do professor Edgar Gewehr e de todo o corpo docente, mobilizou toda a comunidade escolar, recebendo doações de cidadãos santa-cruzenses e também de muitas empresas. Hoje, o prédio inaugurado e 1949 faz parte do cenário urbano de Santa Cruz do Sul. Localizado na esquina das ruas Marechal Floriano e Borges de Medeiros, abriga a Livraria Iluminura e o Espaço Camarim.














