A comunidade santa-cruzense está conhecendo desde o dia 2, os 20 candidatos aptos a participar do pleito para escolha dos novos conselheiros tutelares do município. A campanha, que inicia oficialmente hoje, poderá ser realizada até as 24 horas do dia 4 de outubro, dois dias antes das eleições, que ocorrerão de modo unificado em todo o país.
O processo eleitoral, em Santa Cruz do Sul, está sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Serão escolhidos cinco conselheiros tutelares e 10 suplentes para exercer um mandato de quatro anos, com início em 10 de janeiro de 2020. Eles serão os agentes responsáveis por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, assegurados pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e demais leis infraconstitucionais.
Conforme explica a vice-presidente do Comdica, Jamila Mohamad Abdallah, é de suma importância que a população se envolva e participe ativamente da escolha dos novos conselheiros. “O voto não é obrigatório, mas é muito importante que a população volte os olhos para essa causa. São os conselheiros tutelares que têm a missão de promover, defender e proteger crianças e adolescentes que estão com seus direitos ameaçados ou violados”, observou.
As eleições acontecerão no dia 6 de outubro, das 8h às 17 horas, no Colégio São Luís. Podem escolher os membros do Conselho Tutelar, brasileiros com mais de 16 anos, detentores de título de eleitor emitido até 26 de junho deste ano – data do fechamento do cadastro realizado pela Justiça Eleitoral – e domicílio eleitoral no município. O eleitor deverá comparecer ao local de votação, com título e documento de identificação com foto. Serão utilizadas 22 urnas eletrônicas no processo de escolha.
São estes os candidatos a membros do Conselho Tutelar, por ordem alfabética, e escritos conforme aparecerão na urna: Ana Julia Ferreira, Ana Kleist, Angela, Dailanna Souza, Edson Koeppe, Fábio Lara, Janete Franken, Joana Metzger Mahl, Leila Fontoura, Luciano Moacir dos Santos, Maiara C.C.Robertt, Michele Cardoso Zinn, Mônica Vanessa, Nelson Rodrigues, Nica, Profe Gabi, Raiana Lopes, Roberto Schaefer, Simone Neu e Sônia França.














