Marcando as comemorações dos 40 anos de existência e atuação do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) – organização não governamental presente nos três estados do Sul, com unidade sediada em Santa Cruz do Sul -, aconteceu entre os dias 16 a 19 de maio o “Seminário Comida Boa na Mesa – 40 anos do CAPA”. O evento foi realizado em Verê, no Paraná.
Uma das programações foram as palestras que falaram sobre os desafios à agroecologia e discutiram sobre as quatro décadas do fomento à produção de alimentos produzidos sem agrotóxicos. Além das palestras também uma troca de informações e experiências pelos participantes. “O seminário Comida Boa na Mesa – 40 anos de agroecologia reafirma o nosso compromisso de continuar lutando e resistindo na construção da agroecologia, no fortalecimento da agricultura familiar, com justiça de gênero, com protagonismo dos jovens e por uma sociedade mais justa e solidária com Comida Boa na Mesa no campo e na cidade”, afirma a nutricionista Melissa Lenz, coordenadora do CAPA – Núcleo Santa Cruz do Sul.
Outro dos pontos altos do evento foi a celebração religiosa que ocorreu no dia 18 – dia que marca a fundação do CAPA – com o pastor Presidente da IECLB, Nestor Friedrich, a pastora sinodal Roili Borchardt, os pastores sinodais Lauri Becker e Bruno Bublitz, além dos ministros Ademar Giese, Mário Maass, Felipe Pereira, com participação de um grupo musical da paróquia de Pato Branco/IECLB.
O evento contou com a presença de 150 pessoas, entre elas integrantes dos cinco núcleos do CAPA, da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e representantes do Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN). Estiveram presentes também agricultores e agricultoras, membros de comunidades indígenas, quilombolas, de movimentos sociais, de universidades e de entidades parceiras, junto com lideranças da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Do núcleo de Santa Cruz do Sul, participou uma caravana com 21 pessoas, entre elas agricultores e agricultoras, a equipe técnica, representantes da rede ECOVIDA, da ECOVALE e do grupo agroecologia gaia da UERGS, a entidade parceira Escola Família Agrícola de Vale do Sol (EFASOL), membros do conselho do CAPA e o pastor sinodal do sínodo centro campanha sul da IECLB. De acordo com a coordenadora Melissa Lenz, “foi um seminário inspirador e desafiador, uma celebração de gratidão”.















