Na noite dessa quinta-feira, 11 de maio, teve início a exposição do mês de maio da Casa de Artes Regina Simonis. A mostra, denominada de ‘Coleções 2017’, está trazendo pinturas do austríaco Franz August Steinbacher (in memorian) e do gaúcho Enio Squeff.
Franz August Steinbacher nasceu em Innsbruck, região do Tirol, Áustria, em 1887. Veio para o Brasil na década de 20 e fixou-se no Vale do Rio Pardo. Dedicou-se à pintura de afrescos e imagens sacras nas paredes e abóbodas de algumas igrejas, em cidades como Porto Alegre, Santa Cruz, Vera Cruz, Rio Pardo e Sinimbu. Na Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul, há um afresco pintado por ele representando a Deusa da Fortuna.
Outra atividade que desempenhou foi a fotografia e com ela registrou as construções de prédios e igrejas nas décadas de 20 e 30, a família em momentos de lazer e as festividades locais. Faleceu em 1933, aos 46 anos de idade, em Santa Cruz do Sul. Seu corpo repousa no Cemitério Municipal.
Já Enio Squeff, artista gaúcho radicado em São Paulo é pintor, crítico musical e jornalista. Trabalhou nos principais jornais do país, escreveu e ilustrou diversos livros, e desde 1983, retomou a pintura, arte que praticou durante a infância e juventude. Depois disso tornou-se ilustrador e logo pintor, iniciando com aguadas e bico-de-pena. Mais tarde, quando monta seu atelier decide-se pelo figurativismo, onde as cores, através da aquarela, da têmpera e do óleo, farão parte da sua arte.
Ele já expôs individualmente em Cuba, Alemanha, Colômbia e Brasil. Ultimamente, tem se dedicado a obras públicas. Sua mais recente produção é a série “Noturnos”, cenas das noites, principalmente paulistanas, em que a poética sugerida por Chopin – uma de suas paixões musicais – é explorada na sua visão muito particular de interiores, bares e paisagens urbanas.
Coleções de suas obras poderão ser vistas até o dia 30 de maio. A Casa de Artes Regina Simonis está aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h ao meio-dia e das 13h30 às 17h30 e aos sábados, das 9h30 às 15h30. A exposição é uma promoção do Pró-cultura Santa Cruz do Sul, com apoio da Guideline comunicação corporativa, Clip Graffite e Casa Perini. Mais informações pelo telefone (51) 3056-2086 ou pelo e-mail [email protected].














