LUANA CIECELSKI
[email protected]
Relacionamentos humanos, casamento, emoções, sentimentos, crises e turbulências. Essas e outras questões são abordadas no filme 45 anos de Andrew Haigh. E esse será o longa exibido na noite dessa terça-feira, 5 de setembro, pela Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz do Sul. A exibição acontece na sede do Sindibancários, a partir das 20 horas.
45 anos foi um filme lançado em 2015 no Reino Unido. Ele nos apresenta o casal Kate e Geoff Mercer (Charlotte Rampling e Tom Courtenay). Eles estão prestes a completar 45 anos de casamento, e inclusive organizam um evento com a finalidade de renovar as bodas, porém um acontecimento muda a vida e o relacionamento de ambos.

Uma carta chega e Geoff descobre que seu primeiro amor, uma mulher desaparecida há muitos anos, teve seu corpo encontrado congelado no meio dos Alpes Suíços. Essa notícia abala Geoff, e Kate sentindo-se insegura com o fantasma desse antigo amor do marido, não demora a sentir ciúme. A situação fica ainda mais delicada com a proximidade das comemorações que estavam sendo organizadas, porque o comportamento de Geoff já não é o mesmo.
Nesse enredo o drama segue por cerca de 90 minutos e levanta uma série de questionamentos e reflexões sobre a vida conjugal, sobre os relacionamentos, sobre a forma de lidar com sentimentos. A história também mostra o talento de Andrew Haigh para expor a questão da afetividade e com a atuação primorosa de Charlotte Rampling e Tom Courtenay que receberam, inclusive o prêmio de Urso de Ouro de melhor atriz e ator no Festival de Berlim de 2015.














