Início Geral CASAS SOBRE RODAS: Parque da Oktoberfest recebe o 4º Encontro Rancho Móvel

CASAS SOBRE RODAS: Parque da Oktoberfest recebe o 4º Encontro Rancho Móvel

Uma grande programação será realizada até o próximo domingo, dia 6, com a participação dos três Estados do Sul

Fotos: Ana Souza
Parque da Oktoberfest receberá diversos motorhomes

Ana Souza
[email protected]

Mais um acontecimento marca o Parque da Oktoberfest como um celeiro de eventos. Após dois finais de semana do Festival de Balonismo, agora o local recebe o 4º Encontro Rancho Móvel, organizado pela Associação Gaúcha dos Proprietários de Veículos de Recreação. Já estão confirmados mais de 150 motorhomes e diversos participantes dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, formando uma verdadeira integração. O movimento das casas sobre rodas iniciou já na segunda-feira, 31, com diversos veículos espalhados pelo parque e a programação irá seguir até domingo, dia 6 de agosto, quando irá acontecer a 22ª Olimpíada do Rancho Móvel.
Corforme o presidente do Rancho Móvel, Edson Miranda Távora, haverá uma grande variedade de atrativos, entre eles torneios de bocha (na sede do Centro Cultural 25 de Julho), sinuca, canastra, futsal e voleibol. Hoje, dia 2, os visitantes farão um passeio nas fábricas da Germani Alimentos e da Pitt Jeans. Na quinta-feira, dia 3, atividades esportivas e confraternização entre os familiares; na sexta-feira, dia 4, iniciam as disputas pelos jogos e jantar de confraternização; no sábado, 5, também haverá um jantar dançante com a premiação aos campeões das Olimpíadas. Domingo, dia 6, encerramento do evento.

Edson e Liane: casal presidente que traz o orgulho no que fazem


“Viemos eu, e minha esposa Liane, para o evento. Esta é a segunda edição que participamos. A programação começa oficialmente a partir de hoje. Toda a Olimpíada acontece sexta e sábado. Haverá venda de lanches, vendas de cadeiras, artesanatos, enfim uma grande oportunidade para todos se reencontrarem. Somos os mais novos do grupo mas, parece que já nos conhecemos há tempo. Abrimos o ano em Garibaldi, quando a Associação Rancho Móvel completou 25 anos. Depois fomos para Triunfo. Teutônia e agora Santa Cruz do Sul, depois iremos para Encantado. A cada mês temos um evento. O movimento de motorhomes crescendo muito no Brasil, principalmente após a pandemia. Somos em torno de 300 sócios. Temos pessoas dos três Estados do Sul, que são co-irmãos e até mesmo de Brasília!”, explicou Edson.
Liane completou dizendo que é um trabalho que eles se propuseram a fazer e se torna gratificante. “Estamos dando o nosso máximo. É uma grande responsabilidade e a maioria dos que participam é acima de 60 anos. Nos tornamos uma grande família e evento já faz parte do calendário oficial de Santa Cruz do Sul. Temos aqui o Parque da Oktober na área central e tudo é perto. Realizamos a doação de alimentos para retribuir a receptividade que temos!”

Amizade e troca de experiências


A bordo dos motorhomes, muitas histórias para contar. De Santa Catarina, vieram o casal Iraci Stumm, a Nena, e Neoli. Ele natural de Santa Cruz do Sul. “Viemos de Santa Catarina participar do Encontro. Viemos em todos que aconteceram aqui, perdemos somente um. Tudo é muito bom, local, cidade receptiva, gastronomia ótima. É qualidade de vida e Santa Cruz é receptiva, meu esposo é natural daqui e chegamos faz oito dias em Linha Seival.”

Neoli e Iraci: “Cidade muito receptiva”

Os amigos Renato Mathias e Verly, de Caxias do Sul, Elcindo Machado e Claudete e a pet Cacau – sempre junto – de Viamão, trouxeram a alegria da amizade para o evento. “Há cerca de seis anos participamos do evento do Rancho Móvel. Para nós será mais uma grande programação. Ver os amigos é ainda mais importante e a nossa Cacau sempre junto, tem inclusive um banco especial para ela”, conta Elcindo. “Iremos participar também das Olimpíadas nos jogos de canastra e bocha. A melhor coisa é a amizade!”

Os amigos Renato, Verly, Elcindo e Claudete e a pet Cacau: uma grande amizade

O casal Moacir Antônio Feiten e a esposa Clori, vieram de Curitiba, Paraná. “Já estive aqui em Santa Cruz em outro encontro. São mais de 20 anos na estrada com o motorhome. Conheci vários lugares, inclusive o evento. O gaúcho, no modo geral, é muito receptivo. Santa Cruz é assim e o Parque da Oktoberfest é um centro de eventos famoso no mundo todo.”

Moacir e Clari: “O gaúcho é muito receptivo”