Início Saúde Cemas alerta para a prevenção de IST`s

Cemas alerta para a prevenção de IST`s

Foto: Rolf Steinhaus/Arquivo

Datas festivas como o Dia dos Namorados, celebrado neste sábado, 12 de junho, são momentos oportunos para a realização de campanhas de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s). Anualmente a Secretaria Municipal de Saúde (SESA), através do Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas), promove em Santa Cruz do Sul, a distribuição de preservativos e de material informativo em bares e restaurantes da cidade. Este ano, mais uma vez, em razão da pandemia de Covid-19, a atividade estará suspensa para evitar contatos e possíveis contaminações.

Mesmo assim, o Cemas aproveita para fazer um alerta e lembrar a importância da prevenção e da realização do teste rápido para detecção precoce de doenças. A cada semana chegam ao serviço entre 10 e 12 novos casos de HIV positivo, referentes aos nove municípios da área de abrangência. “Esse número tem se mantido, não diminui e isso preocupa. E com a pandemia temos tido uma procura ainda menor”, avalia a enfermeira Micila Chiellie, coordenadora do órgão.

Preservativos estão disponíveis para qualquer pessoa no Cemas, nos postos de saúde ou nas farmácias do Município. Também o teste rápido para detecção de IST’s pode ser feito na unidade de saúde mais perto de casa. “Outra coisa muito importante é a prática de sexo seguro, As pessoas não falam sobre a sua condição sorológica e a condição sorológica do parceiro, na verdade até desconhecem, é um tabu. Hoje não existe mais grupo de risco, o HIV não escolhe sexo, classe social ou orientação sexual. Quem não se previne pode adoecer”.