Início Geral Centro de Umbanda faz homenagem a Iemanjá

Centro de Umbanda faz homenagem a Iemanjá

Foto: Lucas Martin
Caminhada de Luz foi realizada pela primeira vez em Santa Cruz

O Centro Cultural de Umbanda Ogum das Matas e Iemanjá, terreiro de cultos afro-umbandistas de Santa Cruz do Sul, realizou, no dia 1° de fevereiro, a primeira procissão em homenagem a Iemanjá. O evento, chamado de Caminhada de Luz, contou com a participação de centenas de fiéis e devotos do Orixá.


Sincretizada como Nossa Senhora dos Navegantes, Iemanjá é a divindade africana que rege as águas, simbolizada como a mãe do universo e que teve papel fundamental na criação do mundo segundo a tradição Yorubá. “As homenagens são feitas todos os anos no Brasil inteiro, preferencialmente nas cidades litorâneas e portuárias, porém, Iemanjá é considerada mãe de todos, então nossa cidade também pode abrigar o evento que é um ato de fé”, ressalta o Babalorixá Jardel de Logun Edé, idealizador do evento e diretor do terreiro.


A procissão teve saída nas proximidades da BR-471 com a Rua Irmão Emílio, no Bairro Várzea. Em um andor ornamentado com flores brancas e azuis, as cores do Orixá, a imagem de Iemanjá foi conduzida até o terreiro entre cânticos, pedidos de saúde e paz no mundo. “O ano é regido por Orixás femininos que têm seus cultos ligados às águas, então reverenciando Iemanjá também estamos exaltando o poder feminino, materno e da família. Como mãe de todos os Orí (cabeça), ela tem o poder de transformação, sendo assim, rogamos por paz no mundo, respeito às diversidades, união nas famílias e, sem dúvidas, pela saúde da humanidade, seja ela física ou espiritual”, explica o idealizador do evento. Ainda na manhã do dia 1º, a imagem de Iemanjá ficou exposta na Praça Getúlio Vargas. Das 10h às 15h foram realizados passes espirituais e distribuição de fitinhas abençoadas.