Início Geral Cerca de 25 mil pessoas lotaram o Parque da Oktoberfest

Cerca de 25 mil pessoas lotaram o Parque da Oktoberfest

EVERSON BOECK
[email protected]

Cerca de 25 mil pessoas lotaram o Parque da Oktoberfest durante esta segunda-feira, 15 de outubro, para participarem das atividades reservadas para o Dia da Maturidade Ativa, organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Integrantes de clubes da Melhor Idade de vários municípios do Estado se mobilizaram e trouxeram excursões, começando a semana da Festa da Alegria com muita animação, diversão e alto astral.
O evento iniciou às 9 horas com a tradicional caminhada partindo da Catedral São João Batista. Chegando no Parque da Oktoberfest, os convidados foram recepcionados com muita música e hospitalidade. Durante todo o dia, o público da terceira idade pôde participar serviços de massoterapia – através de parceria como Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) –, apresentações artísticas, aulas de língua e gastronomia alemã, jogos germânicos, Ronda Folclórica, entre outras. À tarde, no Pavilhão Central, ocorreu o Baile da Terceira Idade com animação da Banda Fest.
Conforme a diretora da Maturidade Ativa local e também gerente do Sesc Santa Cruz, Roberta Pereira, estima-se que um público de 25 mil pessoas tenha prestigiado o evento, representando mais de 45 municípios. “Este é um trabalho que começamos há meses atrás. Mais ou menos em junho começamos a ligar para as cidades convidando os grupos, entrando em contato com as outras unidades do Sesc, os próprios grupos de terceira idade de muitas regiões nos procuram voluntariamente também, e o resultado é este: sucesso”, comemora.
Segundo Roberta, esta programação é muito importante para a Festa e para o município de Santa Cruz do Sul pela qualidade do público participante. “São pessoas que valorizam as atividades, elas querem participar de tudo que a festa oferece, querem conhecer todos os espaços, levar lembranças para os familiares que não vieram, sem falar no baile que é bem concorrido. Além disso, este público é o grande disseminador da cultura germânica. Tudo isso representa prestígio para a Oktoberfest e, conseqüentemente, para a cidade”, salienta.
A professora Vania Freitas, do Grupo Melhor Idade Vivência, de Caçapava do Sul, conta que é a sétima vez que participa da Oktoberfest. “Nossa participação no evento já faz parte do nosso calendário anual. Sempre promovemos passeios, excursões e atividades que, entre outros objetivos, promovam a integração e troca de experiências”, afirma.

FOTOS: ROLF STEINHAUS

Dia da Maturidade Ativa iniciou às 9 horas com a tradicional caminhada
partindo da Catedral São João Batista


A caminhada, considerada a concentração para a festa,
sempre atrai milhares de pessoas


Eni Santos e a amiga Vania Freitas, vieram de Caçapava do Sul
conferir a Festa da Alegria


Roberta Pereira, diretora da Maturidade Ativa local
e gerente do Sesc Santa Cruz