Início Geral Cervejaria Tinhosa ganha bronze e conquista o Brasil

Cervejaria Tinhosa ganha bronze e conquista o Brasil

Foto: Ana Souza
Júlio com uma amostra da premiada pale ale categoria Extra Special Bitter

Ana Souza

[email protected]

É orgulho que se diz? Exatamente assim é que se pode referir à conquista da Cervejaria Tinhosa. Genuinamente santa-cruzense, trouxe para o município a medalha de bronze com uma das bebidas artesanais produzidas pela marca. A variedade pale ale recebeu, em março, a distinção na categoria Extra Special Bitter, durante o Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC) em Blumenau, Santa Catarina. Foram 106 jurados de 21 países que avaliaram as 3.635 amostras inscritas, de 587 cervejarias de todo Brasil. Esse é o maior concurso de cervejarias independentes do mundo. O evento reuniu as melhores do Brasil e no total foram 332 medalhas concedidas, sendo 106 de ouro, 108 de prata e 118 de bronze.

Uma grande conquista para os proprietários da Tinhosa, Júlio Cesar da Silva e a esposa Solange Goldschmidt. “O concurso acontece desde 2013, sendo este ano a décima edição. É importante participar, pois foi direcionado para todos que têm uma cervejaria e que querem realmente um selo de qualidade em sua cerveja. A nossa intenção não era ter uma medalha ou ser premiado mas, sim, ter uma avaliação de todos aqueles que possuem uma mega experiência em cerveja artesanal. O evento reuniu os maiores especialistas do mundo e ter este aval para nós é sinônimo de crescimento e mais qualidade. Ter um foco maior para melhorar cada vez mais. Este é o primeiro concurso que participamos com a Tinhosa. Nos sentimos muito felizes com a conquista”, frisou Julio. Desde 2019, a Cervejaria Tinhosa está instalada no Berçário Industrial, na Rua 28 de Setembro, 2410, sala 18. As vendas são feitas de forma direta no endereço ou pel WhatsApp (51) 99836-9636. O atendimento é diário, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h30.

CONHEÇA A PALE ALE

Versáteis e com múltiplas possibilidades de harmonização, assim é a pale ale Tinhosa. O estilo ale é marcado por cervejas de alta fermentação. Elas passam por um processo químico em uma temperatura alta, relativamente, entre 15º e 24°C. Com isso, a levedura vem à tona na mistura, o que possibilita também uma série de particularidades à bebida, como a complexidade do seu sabor ou mesmo a coloração do produto final. A cor clara é bem marcante – daí a tradução livre para “cerveja pálida”. Também podem ser en- contradas cervejas de coloração dourada ou mais puxada para o cobre. Além disso, possui um nível de amargor versátil, variando do médio para o alto. Carregam um peculiar aroma terroso e herbal. O seu corpo, que fica mais robusto e espumoso pela fermentação, pode ganhar um sabor que remete ao caramelo. As notas frutadas também podem ser sentidas em alguns estilos.