Início Geral Chuvas frequentes em períodos curtos

Chuvas frequentes em períodos curtos

Jéssica Ferreira
 
Segundo previsões do Instituto de Meteorologia (8º Disme/Inmet) e da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel)  e também do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), o verão no Rio Grande do Sul deve ter chuvas dentro do normal a levemente acima do normal. Isso para a região do Vale do Rio Pardo significa 137mm em janeiro e 105mm de precipitação em fevereiro.
Para o professor de Agrometeorologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Marcelino Hoppe, as chuvas previstas para o mês de janeiro seguiram conforme os estudos. Segundo ele, as mesmas são decorrentes de nuvens relacionadas a eventos meteorológicos extremos, que resultam em tempestades com muitos raios e chuva volumosa em curto período de tempo.  “As chuvas de verão estão associadas com nuvens Cumulonimbus, tipo de nuvem com grande desenvolvimento vertical com até quinze quilômetros de altura. Essas nuvens são formadas pela forte evaporação. Tipicamente produzem muita chuva, principalmente durante os meses mais quentes do ano. Para janeiro era de ser esperado 137mm e até o momento já atingiu 142mm”, comenta o professor.
O motivo meteorologicamente para esse comportamento do clima é explicado pelo professor por conta das radiações solares disponíveis e do comprimento dos dias. “O verão iniciou em 21 de dezembro, naquele momento o sol (em seu movimento aparente) chegou sobre o Trópico de Capricórnio ocasionando a maior radiação solar possível e a maior duração do dia com quase 14 horas de luz na nossa região. A partir disso até 21 de junho (início do inverno) o sol se afasta em direção ao Trópico de Câncer, diminuindo a radiação solar, a duração do dia e as temperaturas”, explica.
Em relação ao ano passado, houve um paralelo entre as temperaturas, segundo informações do professor. “Para esse ano são esperadas temperaturas mais próximas das normais climatológicas”, ressalta. Em janeiro de 2014 a temperatura média foi 26,4°C com 1,6°C acima do normal. A temperatura máxima ocorreu dia 29 com 38,1°C. Em fevereiro a temperatura média foi 26,1°C com 2,0°C acima da normal. A temperatura máxima em fevereiro de 2014 foi 40,6°C ocorrida dia 6. Mas, essa temperatura não superou a temperatura máxima absoluta ocorrida em Santa Cruz do Sul com 42,3°C em 17/02/1929.
 
 
Normais climatológicas de Santa Cruz do Sul    Janeiro    Fevereiro
 
Valores de Temperatura média das Mínimas (°C) 18,7           18,8
Valores de Temperatura média das Máximas (°C) 32,4           31,8
 
 
Robertha Almeida/Divulgação RJ
Chuvas são decorrentes de nuvens relacionadas a eventos meteorológicos