Início Geral Cisvale presta contas de viagem à Coreia do Sul

Cisvale presta contas de viagem à Coreia do Sul

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Na manhã dessa sexta-feira, 22 de setembro, aconteceu em Santa Cruz do Sul, no prédio da Câmara de Vereadores, mais uma reunião da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (AMVARP). O encontro teve início às 9h30 e praticamente toda a pauta do dia foi voltada para o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Participaram prefeitos e vice-prefeitos de toda a região. Santa Cruz do Sul estava representada pela vice-prefeita Helena Hermany. 

O prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, prestou contas da viagem

Um dos destaques da apresentação do Cisvale foi a prestação de contas sobre a Missão Coreia, viagem realizada há cerca de um mês por uma comitiva de prefeitos do Estado, incluido o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, que representou o Cisvale e os municípios que o compõem. A viagem durou cinco dias e, como explicou Wickert, teve como principal objetivo buscar conhecimentos sobre tecnologias desenvolvidas e utilizadas no país. 

Durante a apresentação, Wickert apontou alguns dos momentos mais marcantes da viagem, e buscou apresentar aos demais prefeitos, alguns dos conhecimentos adquiridos durante a atividade. Visitas a usinas de lixo e a uma smartcity, ou seja, uma cidade planejada e construída para servir de exemplo no sentido de tecnologia e preservação ambiental, foram algumas das agendas cumpridas pela comitiva. Também foi visitada uma empresa de lâmpadas de LED e desse encontro poderá surgir uma parceria com a região no futuro, já que os coreanos pretendem vir à região ainda em 2017, para retribuir a visita. 

A apresentação encerrou com a participação do coreano Eduardo Yuiui Kamatsu, o Country Agent da Universidade de Kaist da Coreia do Sul, que também foi visitada durante a viagem. Em sua fala ele apontou que as autoridades coreanas ficaram bastante surpresas e felizes com a ida da comitiva e confirmou uma parceria entre a Universidade e a Coreia do Sul com o Cisvale e com o Brasil. Por fim, algumas das melhorias apontadas como imediatamente possíveis para as cidades daqui, com base nas tecnologias da lá, são a iluminação publica com LED – 25 a 70% de redução de custos – e, mais a longo prazo, instalação de uma usina regional de tratamento de lixo. “Na minha cidade eu gasto R$ 100 mil por mês para enterrar lixo em um aterro. Na Coreia eu percebi que isso poderia estar virando energia elétrica e combustível”, destacou Giovani. 

Por fim, ainda durante o espaço do Cisvale, foi apresentado o Departamento de Inspeção Sanitária do Cisvale criado para que sirva como uma alternativa mais barata aos municípios quando o assunto for o abate de animais. O Departamento terá como função organizar, orientar, supervisionar e acompanhar o processo de abate. O Grupo que será formado por diversos médicos veterinários ainda agendará reuniões com cada uma das prefeituras para elaborar normas técnicas e combinar questões necessárias em relação à inspeções.

Ainda durante a reunião, foi votada e aprovada a inclusão do município de Boqueirão do Leão no consórcio (Cisvale). 

Já a pauta da AMVARP, em função do tempo, foi bastante breve. O destaque ficou para a reunião entre os prefeitos da AMVARP e o Tribunal de Contas da União, que será marcada em breve, e que será uma oportunidade de esclarecimento de dúvidas.