Início Educação Colégio Mauá completa 151 anos de história nesta terça-feira

Colégio Mauá completa 151 anos de história nesta terça-feira

Com um trabalho educacional focado na formação integral de gerações e na construção do ser humano que deseja uma sociedade mais justa e próspera, o Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, completa 151 anos de história nesta terça-feira, 27 de julho. A instituição, que faz parte da Rede Sinodal de Educação, é considerada a maior escola privada do Município e uma das mais importantes do interior do Rio Grande do Sul. “Hoje, os tempos são outros, mas a Educação continua sendo um fator diferencial para a vida de cada pessoa. Por isso, continuamos a missão iniciada em 1870 acreditando que, através dela, teremos uma sociedade melhor, mais justa e fraterna”, destaca o diretor Geral do Mauá, Nestor Raschen.

Nestor Raschen. Fotos: Divulgação

Conforme o diretor, em 2020 e 2021, O Colégio Mauá teve que se reinventar e o desafio foi grande por causa das restrições impostas pela pandemia. “Novamente, inspirados em nossa história de muitos desafios, buscamos a superação junto com professores, funcionários e famílias”, salientou Raschen. A escola iniciou este ano letivo com aulas on-line e, para prosseguir com o ensino, renovou os protocolos e implantou uma nova proposta, mesclando o virtual e o presencial.

As aulas virtuais dos alunos da Educação Infantil ao 4º Ano do Ensino Fundamental são realizadas com agendamento. Do 5º ao 8º Ano, a transmissão é realizada em uma das salas de cada série, por meio da plataforma de streaming do Colégio Mauá.  A partir do 9º ano até o Ensino Médio, apenas a metade da turma pode estar presente a cada dia, a outra metade assiste de casa, diariamente, pela ferramenta. “A nossa experiência atual com os equipamentos utilizados é muito positiva. Mesmo assim, temos ciência de que isso não substitui a presencialidade com a interação direta”, avalia o vice-diretor Mártin Goldmeyer.

Com 2.120 alunos nos níveis da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, a escola se prepara para o retorno das férias de inverno na próxima segunda-feira, 2 de agosto. Mais de 100 professores da instituição participaram na semana passada do 16º Congresso do Ensino Privado, em formato virtual, organizado pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe RS). O encerramento das aulas está previsto para o dia 17 de dezembro. “A nossa história continua sendo escrita, porque a Educação nunca perde o seu valor. Nossa missão sempre se renova nas gerações que aqui buscam a sua formação e o sonho por um mundo melhor”, ressalta Raschen.

Estrutura

Além da Educação Infantil dividida em duas unidades, Ensino Fundamental e Ensino Médio, o Colégio Mauá oferece Turno Integral, Mauá Idiomas, Ginásios de Esportes e um Currículo Bilíngue para da Educação Infantil até o 2º Ano do Ensino Fundamental. Na estrutura atual também estão o Teatro, que completa 20 anos de atividades este ano, e o Museu que comemora, no dia 20 de setembro, 55 anos de história. No que diz respeito ao grupo educacional, o educandário conta com 141 professores e 136 auxiliares de administração, um total de 277 colaboradores.

História

Marcada pelo ano de 1870, a história do Colégio Mauá iniciou com um grupo de imigrantes alemães, pais de alunos, que se reuniram para ajudar o Pastor Bergfried na manutenção da Escola Paroquial. No dia 27 de julho, o grupo decidiu criar a mantenedora Sociedade Escolar (Schulgemeinde) e a Escola Alemã (Deutsche Schule). Após, diversos fatos marcaram a trajetória, entre eles, a instalação do internato masculino no ano de 1892 e a criação do internato feminino em 1922. Destaque também para denominação atual, que foi instituída em 1949; para a fundação do Museu em 1966; e para a inauguração da atual localização em 1981, quando os internatos foram desativados. Com ajuda da comunidade, em 2019, o Mauá inaugurou um moderno prédio para o Ensino Fundamental.