Início Geral Colégio Mauá: Ex-alunos do antigo internato promovem encontro

Colégio Mauá: Ex-alunos do antigo internato promovem encontro

Evento está agendado para o dia 5 de setembro com programação festiva

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Na foto, alguns alunos que integravam o internato do Colégio Mauá – Ari Wachholz/ Divulgação

Um grupo de ex-alunos do antigo internato do Colégio Mauá está organizando um encontro entre os estudantes que vivenciaram este período no tradicional educandário santa-cruzense. O evento está programado para ser realizado no dia 5 de setembro, dentro das comemorações alusivas aos 150 anos do educandário.
A programação terá início a partir das 14h no teatro do Colégio Mauá onde serão homenageados os colegas que já faleceram pelo grupo de ex-alunos. Junto com os internos e internas, serão alvo de homenagens os ex-alunos formandos de 1960 a 2015, sempre de 5 em 5 anos e homenagem especial aos formandos jubilares de ouro (50 anos) que se formaram no ano do centenário do Mauá. E os jubilares de prata (25 anos), formandos de 1995. Também está prevista uma homenagem dos ex-alunos para o professor Dirceu Dahmer e sua esposa Verena. “Dirceu Dahmer foi um pai de todos os alunos do internato durante os anos que se seguiram a partir de 1971. Nós o chamamos de Pai pela coragem, perseverança e calma que sempre o rodeou para solucionar os problemas”, destacou Nelson Trennepohl, um dos organizadores do encontro.
À noite, a partir das 19h30, haverá uma confraternização somente entre os ex-alunos do internat no Amsterdam com novas homenagens e música da banda Viúva Negra. O encontro será encerrado com um evento a noite nas dependências da escola que está sendo definido pela direção.
Conforme Max Montiel Severo, que também está organizando o encontro entre ex-alunos da escola, será aberto um endereço eletrônico, ainda a ser definido, onde os participantes poderão efetuar as suas inscrições para participarem do evento. “Além de ex-internos, teremos a participação de alunos de Santa Cruz e região. Será um evento importante porque para alguns são quase 50 anos e muitos nunca mais se encontraram. Com certeza será uma recordação fantástica”, disse Severo.
Trennepohl, que atualmente reside em Panambi, mas morou e estudou no educandário durante quatro anos, salientou que além da comemoração, o encontro também terá um caráter solidário com a doação de R$ 1 mil para a campanha Ame Juju que será realizada pelo grupo organizador do evento. “Isso é uma doação do grupo todo. De todos que de alguma forma estão retribuindo a maneira cordial que sempre foram tratados enquanto moradores desta maravilhosa cidade.”, finalizou o organizador.
O diretor geral do Colégio Mauá, Nestor Raschen, destaca que o evento integra a comemoração dos 150 anos do Mauá que estava inicialmente, agendado para o dia 11 de julho, mas devido à crise do coronavírus, foi transferido para 05 de setembro. “É um encontro anual de ex-alunos jubilares do Mauá e neste ano um grupo de internos está se organizando para marcar presença no evento”, destacou. Fundado em 1870, o Colégio Mauá manteve internato durante 90 anos. Começou em 1890 e terminou em 1980. “Os internos têm histórias muito bonitas, de convivência intensa com colegas e professores, que eram os responsáveis pelo cuidado dos mesmos. Muitas vezes fazendo o papel de pais e mães, que estavam distantes. Reviver estes tempos se reveste de grande nostalgia e o reencontro depois de tantos anos será emocionante”, finalizou o diretor.

Serão homenageados no Teatro Mauá, com solenidade que se inicia às 14 horas do dia 05. Junto com os internos e internas, serão alvo de homenagens os ex-alunos formandos de 1960 a 2015, sempre de 5 em 5 anos.
Homenagem especial aos formandos jubilares de ouro – 50 anos. São aqueles que se formaram no ano do centenário do Mauá. E os jubilares de prata – 25 anos, formandos de 1995.