Início Geral Combate à covid-19: segunda dose de reforço chega para o público a...

Combate à covid-19: segunda dose de reforço chega para o público a partir de 50 anos

A vacinação contra a covid-19 com a segunda dose de reforço da população entre 50 e 59 anos e dos profissionais de saúde de todas as idades começa a ser feita a partir desta quarta-feira, 8, no Rio Grande do Sul. No total, são 772.162 adultos na faixa etária e 283.117 trabalhadores da saúde aptos a receber a R2 (ou D4). A definição foi da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne os administradores de saúde municipais, nessa terça-feira, 7, e vai ser seguida no âmbito de Santa Cruz do Sul, de acordo com a Prefeitura.


A imunização se inicia com as 191 mil doses das vacinas da Astrazeneca e da Janssen distribuídas aos municípios também nessa terça. Com a chegada de 1,2 milhão de doses do imunizante da Pfizer, a partir da próxima semana, este passará a ser prioritariamente aplicado no Estado. “São indivíduos que já estão apresentando diminuição na imunidade, se infectando pela primeira vez ou se reinfectando”, explicou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, a respeito da necessidade de vacinar os dois grupos.

Adolescentes

Nesta sexta-feira, 10, será a vez dos adolescentes entre 12 e 17 anos começarem a receber a dose de reforço contra a covid-19 no Estado. Atualmente, há 561.324 adolescentes aptos a receber a dose de reforço, que aumenta a proteção contra os efeitos da doença. Inicialmente, eles serão imunizados com as 215.415 vacinas Coronavac que o Cevs e os municípios têm em estoque. A partir da próxima semana, a vacinação também passará a ser feita prioritariamente com o imunizante.

Unisc está na quarta etapa do monitoramento em estudantes

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) iniciou na segunda-feira, 6, a quarta etapa da Pesquisa Monitoramento da Prevalência de SARS-CoV-2 em Estudantes do Ensino Superior Presencial da própria instituição. A pesquisa será realizada até esta sexta-feira, 10, em alunos com atividades presenciais no campus de Santa Cruz do Sul.


Durante os cinco dias de coleta de dados, serão selecionados de forma aleatória 540 estudantes nos turnos da manhã, tarde e noite. Integram a equipe técnica a vice-reitora, Andreia Rosane de Moura Valim, e os professores Ana Paula Helfer Schneider, Jane Dagmar Pollo Renner, Lia Gonçalves Possuelo e Mari Ângela Gaedke, sob coordenação do médico Marcelo Carneiro.


Os alunos sorteados aleatoriamente são convidados a participarem da pesquisa, que envolve a realização do teste e aplicação de questionário. A testagem é feita nos três turnos de aulas, proporcionalmente ao número de estudantes matriculados em cada um. No momento da coleta, eles são abordados em sala de aula. Em caso de aceite, são convidados a irem até um recinto apropriado, onde é feita a testagem.