Início Geral Combate ao Câncer | Hospital Ana Nery é referência regional

Combate ao Câncer | Hospital Ana Nery é referência regional

Centro de Oncologia atende 49 municípios e destaca fluxo regulado pelo Estado

Estrutura física e equipes médicas e técnicas proporcionam humanização
e excelência nos tratamentos
Foto: Guilherme Athayde

O Dia Mundial do Câncer, transcorrido na última quarta-feira, 4, visa à conscientização sobre a doença, com ações governamentais, de instituições do setor privado e entidades comunitárias voltadas a esta causa. Prevenção, diagnóstico e tratamento são pilares dessas iniciativas dirigidas para a população de modo geral.

O Centro de Oncologia Integrado (COI) do Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, é considerado referência no atendimento oncológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço, ligado ao Instituto Nacional do Câncer (Inca), abrange 49 municípios das coordenadorias estaduais de Saúde da 1ª, 8ª e 13ª regiões. Todas as etapas do enfrentamento à doença são abordados – prevenção, diagnóstico, cirurgia, quimioterapia, imunoterapia, anticorpos monoclonais e radioterapia – num processo contínuo de humanização e excelência no tratamento dos pacientes.

A estrutura física do COI procura proporcionar maior conforto, com assistência voltada às necessidades básicas, biológicas, psicológicas e sociais dos pacientes. O Hospital Ana Nery dedica forte atenção à atuação das suas equipes médicas e técnicas, com profissionais de diversas especialidades ligadas à oncologia que garantem atendimento integral, tanto aos pacientes quanto aos familiares.

A coordenadora de Recepção e do Núcleo Interno de Regulação de Leitos, Ronete Nicolay, observa que uma das dúvidas mais frequentes entre os pacientes se relaciona ao fluxo das consultas oncológicas. “A primeira consulta não é gerenciada pelo hospital ou pelo município, mas sim pelo Estado, através do sistema de Gerenciamento de Marcação de Consultas (Gercon)”, explica.

O processo tem início nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde o médico identifica a necessidade de encaminhamento para alta referência em oncologia. Após o registro no sistema estadual, o regulador avalia a prioridade do caso – alta, média ou baixa – e autoriza a consulta. “O hospital não tem como prever quais pacientes irão à primeira consulta, nem quais exames ou documentos eles trarão. Só ficamos sabendo dias antes da chegada do paciente”, ressalta Ronete.

As internações também seguem fluxo regulado pelo Estado, por meio do Sistema Integrado de Gerenciamento de Internações (Gerint). Segundo a coordenadora, o Hospital Ana Nery é especializado em casos de alta complexidade, o que exige racionalidade na ocupação das vagas.

“Se um paciente precisa apenas de controle da dor, esse tratamento pode ser realizado no município de origem. Internar alguém em uma vaga destinada ao câncer pode comprometer o atendimento de quem realmente necessita naquele momento. Essa organização é essencial para garantir que todos recebam o cuidado adequado em tempo hábil”, avalia.

Os atendimentos do Ana Nery em 2025:

13.284 tratamentos com quimioterapia, sendo 7.100 mulheres e 6.184 homens

Cânceres prevalentes

  • Colorretal: 2.967 atendimentos
  • Mama: 2.642 atendimentos
  • Cabeça e pescoço/Próstata (variável mensal): 900 atendimentos
  • Pulmão/Próstata: (variável mensal): 799 atendimentos
  • Próstata/Cabeça e pescoço (variável mensal): 663 atendimentos

Por faixa etária

  • 61 a 80 anos: 6.992 atendimentos (52,6%)
  • 41 a 60 anos: 4.309 atendimentos (32,4%)
  • 21 a 40 anos: 1.245 atendimentos (9,4%)
  • 81 anos ou mais: 757 atendimentos (5,7%)
  • 20 anos ou menos: nenhum (0%)